Jogando na educação infantil
Projeto de pesquisa: Jogando na educação infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andlala • 1/12/2014 • Projeto de pesquisa • 623 Palavras (3 Páginas) • 302 Visualizações
Título: Brincadeira é uma coisa seria
Tema: O brincar na educação infantil
Introdução
Para as crianças, a brincadeira é a melhor maneira de se comunicar, um meio para perguntar e explicar, um instrumento que ela tem para se relacionar com outras crianças. Aprendem muito sobre o mundo que as cerca e têm a oportunidade de procurar a melhor forma de se integrar a esse mundo que já encontraram pronto ao nascer. Na brincadeira, a criança encontra um espaço fértil para lidar, através da representação dramática, não apenas com a realidade social, mas também, com a sua individualidade física, intelectual e emocional em desenvolvimento
O brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.
Os jogos e brincadeiras estão sempre presentes no dia-a-dia das crianças e são atividades que são realizadas nas creches, escolas, pracinhas, enfim acontece em qualquer lugar, basta à criança estar disposta a brincar e a usar sua criatividade para que ela possa entrar no mundo da imaginação. Brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois através dessas atividades a criança formula conceitos, relaciona ideias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, aspectos que também desenvolve as potencialidades da criança, pois brincando a criança compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua e cria.
Os jogos e brincadeiras traduzem o mundo para a realidade infantil, possibilitando a criança integrar-se na sociedade e construir seu próprio conhecimento, nesse sentido, o presente projeto tem como objetivo compreender a importância dos jogos e das brincadeiras para o desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil.
Justificativa
A escolha desse tema justifica pelo fato que os jogos e brincadeiras são recursos especializados para educar e socializar as crianças, pois essas atividades são veículos que possibilitam o crescimento e a aprendizagem, dando à criança a oportunidade de descobrir, aprender, desenvolver a autoestima, a criatividade, criar noções das importâncias das regras e dos papéis sociais.
Os jogos e as brincadeiras são estímulos para educação infantil, pois essas atividades permitem que as crianças recriem e estabilizem aquilo que sabem sobre as mais diversas formas de conhecimento, em uma atividade espontânea e imaginativa. Por meio dos jogos e das brincadeiras os professores podem observar e constituir uma visão dos processos de desenvolvimento das crianças em conjunto e de cada uma em particular, registrando suas capacidades sociais e dos recursos afetivos e emocionais que dispõem.
A intervenção intencional baseada na observação das brincadeiras das crianças, oferecendo materiais adequados, assim como um espaço estruturado para brincar permite o enriquecimento do conhecimento, da personalidade e das competências
...