LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Por: Schuebel • 30/4/2019 • Resenha • 880 Palavras (4 Páginas) • 248 Visualizações
UEPG – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM
LETRAS – LICENCIATURA PORTUGUÊS / ESPANHOL
LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
ACADÊMICAS: Ana Rita Leite Mellado 2.º VB
Bruna Aimee Sari
Rosilda Schuebel Ferreira
Vídeo 1 - Cena bola
Apresentam-se várias bolas de tamanhos diferentes, entretanto elas tem um comportamento parecido, com exceção da última bola que por algum motivo ou razão machuca aquele que a manipula, não tem cenário, somente um fundo azul.
As bolas são lançadas de um lado para o outro, parece ser um “teste” e apresentam bem parecidas com exceção da última bola que acaba ferindo esse manipulador o que ocasiona sua exclusão das demais pois não correspondem ao esperado. Também isso ocorre com o surdo na sociedade é excluído tal e qual a última bola, por não corresponder ao que se toma por padrão. Somos testados pela sociedade para nos inserir em determinados grupos. E quando não passamos no teste somos duramente excluído, assim funciona com surdo na sociedade ouvinte.
No vídeo 1 podemos interpretar as bolas como sendo grupos sociais. O “manipulador” verifica o formato da bola e joga ela de um lado para o outro afim de testa-las, as bolas que passam nesse teste se inserem juntamente com as outras bolas, ou seja, o grupo social insere-se na sociedade sem maiores problemas, já a última bola podemos interpretar como a minoria social ,nesse caso os surdos ,não se encaixam na sociedade devido a não serem “normais”, e por não entenderem o porquê de não se encaixarem acabam se tornando agressivos.
Aqui neste vídeo temos a presença do artefato cultural experiência visual com o rapaz quando manipula as bolas e o artefato cultural linguístico no início a moça e o rapaz que sinalizam. A língua é uma das principais marcas da identidade do povo surdo, sendo uma forma de comunicação que capta às experiências visuais dos sujeitos surdo, levando o surdo à transmiti-la, além de proporcionar-lhe à aquisição de conhecimento universal.
Vídeo 2 - O caçador surdo
O vídeo foi gravado dentro de casa, apresentam-se numa floresta um caçador com fome e uma ave nenhum dos dois aparentemente ouve.
Caminhando pela floresta e com fome um caçador procura a caça. Então ele vê alguns animais e se prepara para o tiro certeiro, entretanto a arma não dispara. Quando ele consegue arrumar a arma, assustadas com o barulho as aves voam exceto uma que ao perceber-se diante da morte implora pela vida explicando que é surda e por isso ali permaneceu. Assim o vídeo pode chamar atenção para os mais variados tiros que os surdos levam diariamente pela precária mobilidade que há. Também nesse caso leva-se em conta os sinais da libras e as expressões. Artefatos culturais citados nos vídeos 1 e 4.
Vídeo 3- Cinco sentidos
Temos Os quatro sentidos : tato, paladar, olfato e visão num ambiente sem definição. A cada dedo temos uma apresentação de um sentido, eles vão se apresentando ao contador da história, que demonstra sempre querer saber mais sobre eles e quem os são. Nota-se a falta do sentido da audição, que não se apresenta pois o narrador é surdo e este é enriquecido pelos outros sentidos.
Também nesse caso leva-se em conta os sinais da libras e as expressões. Artefatos culturais citados nos vídeos 1 e 4.
...