Letras eja
Por: ellenmagalhaes • 26/9/2015 • Dissertação • 483 Palavras (2 Páginas) • 346 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Pedagogia 6ª Série
Educação de Jovens e Adultos
O perfil do educando de EJA no Brasil e constituído por jovens e adultos das camadas mais pobres da população, as características desses alunos são diversificadas e esse grupo é bastante homogêneo. Segue abaixo as principais características do educando da Educação de Jovens e adultos:
- Jovens e adultos que não tiveram acesso a escola na idade adequada
- Migrantes que vieram de outros estados
- Pessoas que possui na sua bagagem cultural conhecimento de mundo e da vida
- Pessoas que anseiam pela ampliação dos seus conhecimentos
- Jovens e adultos que possuem a trajetória de vida marcada pela exclusão, perda e esperanças
- Pessoas que estão inseridas no mercado de trabalho, mas buscam cargos e salários melhores
- Pessoas que buscam formação rápida, pois necessitam para seu crescimento no mercado de trabalho
- O aluno que não permaneceu no ensino regular por falta de disciplina
- Alunos que repetiu varias vezes no ensino diurno, vão para a EJA para escapar dos constrangimentos
- Pessoas com diferentes níveis de letramento
- Pessoas desempregadas que buscam por uma colocação profissional
O educando da educação de jovens e adultos possui uma percepção de mundo bem peculiar, pois carrega consigo uma bagagem de experiências e já tem a suas crenças e valores formados. Esse grupo é muito diversificado, pois é composto por jovens, idosos, adultos, donas de casa, desempregados, pessoas que estão inseridas no mercado de trabalho, pessoas aposentadas, pessoas que nunca tiveram a oportunidade de freqüentar uma sala de aula, pessoas que frequentaram a escola, mas não tiveram a oportunidade de concluir os estudos, pessoas que desistiram dos estudos, mas depois decidiram retornar.
Os educando do EJA na sua grande maioria são pessoas com responsabilidades familiares e sociais que estão inseridos no mundo do trabalho e apesar de não possuírem formação escolar, possuem uma vasta experiência de vida, que deve ser considerada e valorizada durante o processo de aprendizagem. O professor deve proporcionar aos alunos que eles compartilhem seus conhecimentos e as suas experiências de vida, o aluno deve ter seus conhecimentos valorizados, a aulas devem ser participativas, interativas, criativas, reflexivas e produtivas.
Esse grupo de educando é formado por pessoas de diferentes crenças, etnias, idades, religiões, diferenças culturais e nível de aprendizado. E essas pessoas enfrentam varias dificuldades quando elas decidem freqüentar a sala de aula, por isso, o professor deve respeitar as diferenças existentes e desenvolver conteúdos que agreguem significado, pois essas pessoas esperam aprender conteúdos que serão utilizados no seu dia a dia.
Mas do que aprender a ler e escrever e a realizar operações matemáticas, o educando busca, transformação social, aceitação, inclusão, valorização, sociabilidade, cidadania, e dignidade. Cabe ao professor reconhecer as necessidades dos seus alunos e proporcionar um ambiente acolhedor, onde os conhecimentos possam ser compartilhados e transformados e para que todas as diferenças e dificuldades sejam superadas em prol do desenvolvimento e da aprendizagem individual e coletiva.
...