Ludicidade
Artigo: Ludicidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: suhzi • 3/3/2014 • 851 Palavras (4 Páginas) • 679 Visualizações
Curso: Pedagogia EaD
Semestre: 3º
Disciplina: Ludicidade em espaços escolares e não escolares NOTA: 0,0 a 2,5
Professora MSc.: Lucia Eugenia Pittas Martini
Acadêmico (a): RGM:
Atividades da Aula 01
1.1 Desenvolva um texto explicando com suas palavras qual o papel o professor durante as ações lúdicas não só na educação infantil, como também nos anos iniciais do ensino fundamental porque o brincar é necessário para o desenvolvimento integral das crianças Seu texto deve: • fazer referência ao conteúdo da Aula 1; • enfatizar a ação do professor na estimulação da criança; • ter entre 6 e 8 linhas. Valor: 0,0 a 0,5
Cabe ao professor estar atento nas ações de cada criança para observar como ela brinca, do que brinca, e interagir para estimular ou mesmo, participar da brincadeira. Brincar com a criança permite ao professor conhecer as possibilidades e dificuldades que cada criança demonstra na atividade lúdica. Brincar é a principal atividade infantil e enquanto brinca, a criança entra em contato com o meio e com outras crianças. Nesses contatos ela interage e realiza diferentes atividades que são necessárias para conhecer, aprender e constituir-se como sujeito pertencente ao grupo social e cultural no qual convive.
1.2 No texto da Aula 1 você encontra conceitos importantes de autores. Copie abaixo o
o texto de Huizinga que explica a origem do termo jogo. Não esqueça que toda cópia de outro autor precisa citar o nome do mesmo no final. Valor: 0,0 a 0,3
O jogo é uma atividade de ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da “vida cotidiana”. Assim definida, a noção parece capaz de abranger tudo aquilo a que chamamos “jogo” entre os animais, as crianças e os adultos: jogos de força e de destreza, jogos de sorte, de adivinhação, exibições de todo gênero (HUIZINGA, 2004, p. 33).
1.3 No final da Aula 1 encontram-se os conceitos fundamentais que você precisa assimilar para continuar seus estudos sobre a ludicidade. Escolha três que você considera mais significativos e copie abaixo: Valor: 0,0 a 0,3
brincadeira: é a ação lúdica, espontânea, momento de criação imaginária, representações variadas e de interação social. Exemplos: Esconde-esconde, cabo de guerra, construção de torres, quebra cabeça, etc.;
brinquedo: o objeto que instiga a criança à brincadeira, criado para este fim ou utilizado como faz de conta. Exemplos: cabo de vassoura substitui o cavalo;
jogo pedagógico: atividades que favorecem a aprendizagem, independentemente de estar relacionado a determinado conteúdo. Exemplo: montar um quebra-cabeça desenvolve a atenção, a concentração, o raciocínio lógico e a capacidade de análise e síntese.
Atividades da Aula 02
2.1 Escreva dentro dos parênteses Verdadeira ( V ) ou Falsa ( F ) conforme considerar cada afirmativa: Valor: 0,0 a 0,8
Na brincadeira a criança pode fazer, por meio da imaginação, tudo o que é proibido ou impossível realizar na vida real, tal como dirigir uma astronave ou transformar-se num dinossauro, numa fada ou num príncipe encantado,
...