TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Língua de sinais brasileira

Tese: Língua de sinais brasileira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  Tese  •  1.710 Palavras (7 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a distância (AD)

Disciplina: Libras

Curso: Gestão Financeira

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia com atenção as questões abaixo e responda:

1. Como requisitos para compreensão da Língua Brasileira de Sinais (LBS), o conhecimento sobre a história e a cultura que envolve seu padrão de comportamento e de crenças que se manifestam em um coletivo. Estes se tornam relevantes, norteadores e reguladores nas relações. Leia o Capítulo 1 do Livro Vendo Vozes, disponível na midiateca.

Analisando a complexidade do texto que você leu, construa um texto argumentativo entre 15 a 20 linhas que contemple deficiência, surdez, discriminação e isolamento. Na elaboração de seu texto inclua uma citação direta pertinente ao texto. Lembro que a avaliação desta atividade será feita com base na consistência de sua argumentação. (2,5 pontos).

R: Conforme Oliver Sacks (1998) “Somos notavelmente ignorantes a respeito da surdez”. A história dos surdos ainda está marcada por mitos e más interpretações. Isso por que a surdez foi durante muito tempo sinônimo de deficiência mental e isolamento. Hoje isso não está na teoria, mas, na prática, muitos ainda são tratados assim, já que lhes são garantidos apenas trabalhos técnicos. Segundo Sánchez (1990:17) a comunicação humana “é essencialmente diferente e superior a toda outra forma de comunicação conhecida. Todos os seres humanos nascem com os mecanismos da linguagem específicos da espécie, e todos os desenvolvem normalmente, independentes de qualquer fator racial, social ou cultural”. A língua de sinais praticada no Brasil, assim como na língua falada, tem particularidades e expressões regionais, assim como à forma caseira de comunicação adotada pelas famílias. Pois a linguagem gestual caseira dificulta a comunicação do surdo fora de seu círculo social mais próximo, mesmo cumprindo um papel no desenvolvimento linguístico cognitivo da criança, esse tipo de alternativa tem limitações e não é suficiente para garantir um desenvolvimento pleno.

2. De acordo com L. S. Vygotsky 1969 “Uma palavra não se refere a um único objeto, mas a um grupo ou classe de objetos. Cada palavra, portanto, já é uma generalização. A generalização é um ato verbal de pensamento e reflete a realidade de um modo bem diferente do refletido pela sensação e pela percepção”. Baseado na afirmação acima, explique a importância e a necessidade da Língua de Sinais na constituição da cultura surda. (2,5 pontos).

R: A linguagem é sem duvida nenhuma fundamental para os sujeitos, na medida em que é através dela que nos apropriamos da cultura, construímos nosso entendimento sobre o universo e estabelecemos nossas relações socioafetivas. Apesar da relevância inquestionável da importância da linguagem para os seres humanos, a possibilidade de construção da mesma para os surdos tem sido secularmente negada. Verifica-se que a Língua de Sinais é utilizada muito mais como um instrumento a fim de ensinar a Língua Portuguesa, que possui prestígio e goza de reconhecimento social dentre os professores que, em sua grande maioria, não possuem fluência em Libras e, tampouco, qualificação metodológica voltada ao ensino de alunos surdos. Em decorrência deste contexto, perde-se a expectativa de excelência que deveria pautar a proposta bilíngue de ensino, também prevista em lei, para os sujeitos surdos. O objetivo é mostrar a importância da Língua de Sinais para os surdos, como constituindo sua língua natural, fundamental para a construção da sua linguagem-identitária, cuja função seja a da promoção de todos os desenvolvimentos individuais e sociais vinculados a mesma; da mesma maneira como a língua de modalidade oral-auditiva possibilita aos ouvintes seu desenvolvimento.

http://www.porsinal.pt/index.php?ps=artigos&idt=artc&cat=13&idart=76

3. Faça uma pesquisa em artigos científicos disponíveis em bases de dados como Scielo, BVSaúde sobre língua natural, língua materna e língua nativa e explique-os, em um texto de no mínimo 8 linhas, sobre o aspecto da primeira língua (L1) e segunda língua (L2). É preciso apresentar o título do artigo pesquisado, data de acesso ao artigo e base da dados utilizada. Fundamente seu texto a partir do artigo pesquisado. (2,5 pontos)

R: Língua natural (língua humana ou somente língua) é qualquer linguagem desenvolvida naturalmente pelo ser humano, de forma não premeditada, como resultado da facilidade inata para a linguagem possuída pelo intelecto humano. A linguagem natural é normalmente utilizada para a comunicação. Língua materna é a primeira língua que uma criança aprende e que geralmente corresponde ao grupo étnico-linguístico com que o indivíduo se identifica culturalmente. Por exemplo, uma criança descendente de portugueses mais facilmente irá adotar a língua que os seus pais utilizam devido às suas origens. A língua nativa também se conhece como idioma regional, língua nativa ou primeira língua. Trata-se do primeiro idioma que aprende uma pessoa ou, por outras palavras, da língua que se fala num país, e que é relativa aos naturais/nativos do mesmo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_natural

http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_materna

4. Leia a reportagem abaixo

Os sotaques dos Sinais

Mesmo sem som, a Libras (Língua de Sinais Brasileira) também tem variações regionais, a ponto de ser possível identificar um surdo do nordeste ou do sul só com base no seu gestual

Rachel Bonino

Paola Ingles Gomes cursa a 8ª série em São Paulo numa tradicional escola municipal para deficientes auditivos no bairro da Aclimação, a Helen Keller. Como outros colegas adolescentes, costuma ir à festa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com