MEIO AMBIENTE NA ESCOLA
Por: vanessasouzza • 22/11/2015 • Trabalho acadêmico • 799 Palavras (4 Páginas) • 539 Visualizações
EDUCAR PARA MELHORAR: O MEIO AMBIENTE EM SALA DE AULA
Hoje em dia, as questões relacionadas ao meio ambiente estão cada vez mais em pauta na sociedade, principalmente no que diz respeito à degradação que ocorre e ao modo como as pessoas estão cuidando do espaço onde vivem. Durante muito tempo, os seres humanos usufruíram o meio ambiente sem se preocupar com os prejuízos que esse uso acarretaria. Por esse motivo, atualmente, faz-se necessário que as pessoas aprendam a cuidar dele e, uma das melhores formas para que isso aconteça é através da escola.
Segundo Ferreira e Freitas (2012) “o desenvolvimento do capitalismo provocou a integração de diversas dimensões da natureza como força produtiva da sociedade, revelando uma relação entre os fundamentos próprios dos lugares e a modernização capitalista, cujo desdobramento foi (e é) a subordinação da natureza para a reprodução do espaço.” (FERREIRA E FREITAS, 2012, p.11)
Ferreira e Freitas (2012) afirmam também que a natureza passou a ser vista como fonte de matéria-prima, e o limite do progresso parecia não existir. Percebe-se então, que as pessoas só retiravam a matéria do ambiente, preocupando-se apenas com lucros, e esqueciam-se de repor o que utilizavam. Com isso, a degradação ambiental, cada vez maior, passou a afetar toda a humanidade.
Dessa forma, fez-se necessário que surgissem meios para restaurar o que havia sido degradado e meios para cuidar do que ainda existia. Em 1972, houve um dos primeiros encontros para tratar de temas relacionados à Educação Ambiental, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (Estocolmo), a qual defendia a melhoria do meio ambiente e recomendava a implementação de programas de Educação Ambiental.
Já em 1975, um encontro promovido pela UNESCO foi realizado em Belgrado, Iugoslávia. Desse encontro surgiu a “Carta de Belgrado”, que defendia a necessidade de uma nova ética global e a redução máxima dos efeitos nocivos sobre a natureza.
Em seguida, em 1977, a Declaração de Tblsli surgiu para defender que a Educação Ambiental deveria atingir todas as idades e níveis.
No Brasil, através da Constituição Federal de 1988, determinou-se que o Poder Público deveria promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino, visto que toda a sociedade tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Assim, em 15 de junho de 2012 estabeleceram-se as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, a qual tem como objetivos construir conhecimentos, desenvolver habilidades, atitude, valores sociais, a justiça e a equidade socioambiental, e a proteção do meio ambiente. Além disso, o documento orienta que a Educação Ambiental deve atingir todos os níveis de educação, e deve ser trabalhada de forma integrada e interdisciplinar.
Com todos esses documentos que demonstram a necessidade de uma Educação Ambiental de qualidade, faz-se essencial que as escolas, faculdades e universidades passem a aderir ao Ensino Ambiental e tentem, com a ajuda de toda a população, conscientizar as pessoas a melhorar o meio em que vivem.
Para isso, cada professor pode tentar introduzir o tema “meio ambiente” em suas disciplinas. Todos podem trabalhar sobre o tema e, não somente o professor de Ciências e/ou Biologia. Além disso, a escola pode criar projetos relacionados a essa área, como por exemplo, um projeto de sustentabilidade, o qual ensinará os alunos que eles podem atender suas necessidades atuais sem comprometer o futuro das próximas gerações.
...