O FEMINICÍDIO NO BRASIL
Por: rodrigobarao1 • 15/3/2020 • Dissertação • 442 Palavras (2 Páginas) • 189 Visualizações
Universidade do Estado do Amazonas – UEA
Centro de Estudos Superiores de Tefé – CEST
Disciplina: Produção Textual II
Docente: Rosineide R. Monteiro
Discentes: Iago
Maria Joelma
Rodrigo de Sousa Barão
Dissertação
Assunto: Feminicídio
Tema: Feminicídio no Brasil
O feminicídio tem se tornado um dos crimes mais hodiondos no Brasil, e se caracteriza muitas das vezes por razoes autoritárias vinda, em sua maioria, do sexo masculino. Sendo crimes comuns em sociedades arcaicas, que é o caso brasileiro. No entanto, isso vem ocorrer devido as tais construções culturais, econômicas, políticas e sociais democráticas.
É visto que muitas vítimas são mortas por parceiros ou familiares, resultando em uma violência doméstica e familiar, que abrange o contexto de que o homicida é um parceiro sexual ou homens que já tiveram relações afetivas, além dos casos existentes como lesão corporal e estrupo. E segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no Brasil, pelo menos 50 mil mulheres morreram nos últimos anos. Sendo que todos esses assassinatos foram emoldados como Feminicídio. O estudo ainda aponta que 15 mulheres são assassinadas por dia no país, devido à violência por gênero.
Diante disso, o Brasil tem se tornado um dos países que mais ocorre a violência contra mulher, colocando-o em quinto no ranking mundial contra mulher, onde pode ser visto que há necessidades urgentes de leis que tratem com mais rigidez tal tipo de crime. E por essa imensa quantidade de casos que tem ocorrido contra mulheres, e o aumento dos índices de feminicídio, pode-se apresentar justificativas suficientes para a implantação da Lei 13.104/15, mais conhecida como a Lei do Feminicídio.
É por sua vez, notório a ausência de políticas publicas mais rígidas resultando a valorização da mulher, e que promovam a igualdade de gênero por meio da educação, e da fiscalização das leis vigentes, e visar a demora nos julgamentos, que resulta muitas das vezes em prescrição de crime, facilitando que o agressor saia impune, mesmo o feminicídio sendo um tipo de assassinato recorrente.
Portanto, a causa de feminicídios em mulheres por questões de gênero continua a ser um problema, inclusive aumenta cada veza mais. Então, é preciso dar mais ênfase na legislação para combater, de vez, as questões relacionadas com as mulheres.
...