O Indígena na Construção da Identidade Nacional-Fichamento de Artigo
Por: ANAPAULATENORIO • 6/6/2016 • Trabalho acadêmico • 598 Palavras (3 Páginas) • 853 Visualizações
Fichamento
Título: O indígena na construção da identidade nacional.
Autor: Danglei de Castro Pereira
Artigo acadêmico escrito por Danglei de Castro Pereira, Doutor em Letras pela UNESP/SJRP. Professor no Curso de Letras na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Nova Andradina/MS.
O objetivo geral no trabalho de Danglei é compreender a figura do indígena como símbolo de nacionalidade na formação da identidade cultural brasileira. A proposta principal é discutir a formação da identidade nacional como resultado do processo de formação cultural, para então compreender o índio por duas faces: símbolo de nacionalidade e como expressão das matrizes formativas da identidade cultural brasileira. Segundo o autor, dentro de nossa tradição literária a figura indígena , no que refere a identidade nacional, pode ser considerada uma constante. Este paradigma pode ser observado, por exemplo, na Carta de Pero Vaz de Caminha enviada a El rei D. Manuel sobre o “achamento do Brasil”:
“A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem coberta alguma. Nem fazes mais caso de cobri ou deixar d encobrir suas vergonhas do que mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência. Ambos traziam o beiço de baixo furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, agudo na ponta como um furado. Meteram-nos pela parte de dentro do beiço; e a parte que lhes fica entre o beiço e os dentes é feita a modo de roque de xadrez. E trazem-no ali encaixado de sorte que não os magoa, nem lhes pões estorvo no falar,nem no comer e beber. “ (CAMINHA,1500,p.21).
No trecho citado, o narrador demonstra uma visão positiva associada a figura do índio. O índio como expressão do exótico, do não civilizado, é uma postura que denuncia um dos primeiros paradigmas para a caracterização do indígena dentro de nossa tradição literária. No trecho citado , pode ser observada uma descrição minuciosa do adorno labial dos indígenas, e no efeito de estranhamento que este adorno causou no olhar dos portugueses.
O processo de caracterização do indígena é associado ao elemento exótico da diversidade brasileira, oque é determinado pelo olhar europeu, ou seja, em grande parte da chamada literatura de viajantes europeus, as descrições dos nativos são feitas a mêrce do olhar “civilizado”.
A tendência em distinguir o homem civilizado do nativo brasileiro aponta para a presença de marcas culturais europeias no processo de formação da cultura brasileira.
Segundo o autor, na consolidação de nossa identidade literária, é necessário delimitar uma identidade própria a cultura brasileira e , de outro, um parâmetro externo como baliza formativa. A figura do índio é sempre relacionada com o europeu civilizado, por exemplo, valores como a honra, o heroísmo, pureza virginal, ingenuidade das figuras femininas, etc.
Com essas colocações, pude perceber a dicotomia presente na caracterização da figura do índio na literatura brasileira. Em um primeiro momento a abordagem a figura indígena é associada ao exótico e ao pitoresco, porém, no decorrer do caminho o percurso caminha gradativamente para a incorporação de valores civilizados a esta figura. Isso compreende a noção de hibridez cultural na formação da cultura brasileira. O índio pode ser visto como símbolo de nacionalidade, entretanto, deve-se entender como essa figura foi pivô de tensões culturais.
...