TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Multiculturalismo E A Diversidade

Dissertações: O Multiculturalismo E A Diversidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  3.552 Palavras (15 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 15

Conceito de Planejamento

"O animal está sob o tempo. Para ele não há ontem nem amanhã. Está sob uma eternidade esmagadora. Está encharcado pelo tempo e por isso não tem tempo. Para Deus também não existe tempo; porque está sobre ele. O homem ao contrário está no tempo e abre uma janela no tempo: dimensiona-se, tem consciência de um ontem e de um amanhã."

Paulo Freire O homem se identifica com sua própria ação: objetiva o tempo, temporaliza-se, faz-se homem-história. Sua principal diferença dos outros animais é a consciência de que o tempo passa, sendo ele mesmo um ser inacabado, um projeto em permanente busca de aperfeiçoamento.

Essa consciência que cria o impulso para planejar e satisfazer a necessidade humana de previsibilidade. Sendo as organizações um fruto dessa necessidade, é nas organizações que o homem potencializa e aprimora a capacidade humana de planejar.

De maneira geral, planejar é decidir antecipadamente o que deve ser feito; ou seja, um plano é uma linha de ação pré-estabelecida.

Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que deverá ser feito, qual ou quais as técnicas que deverão ser utilizadas, onde, quando e por quem serão empregadas, enfatizando maiores ou menores detalhes, como o caso exigir.

Partindo desse raciocínio, torna-se importante fixar-se o que deve ser feito, com quais fatores ("tempo" e recursos), para que o planejamento se realize antes que a ação tenha início. Assim, caso o tempo ou os recursos estimados para o planejamento sejam mal dimensionados, fatalmente a ação terá grandes possibilidades de fracasso, de um modo ou de outro.

Vários fatores poderão alterar seriamente um planejamento. Desse modo, planos devem considerar esses fatores e formas de eliminar ou contornar as obstruções. Devem ser estabelecidos da forma mais detalhada possível, para que os objetivos pretendidos possam ser atingidos.

Como o planejamento é feito para os outros, deverá ter condições de fornecer uma base para a ação coletiva ou de grupos. Para isso, deverá utilizar-se, primeiramente, de uma clara exposição dos objetivos pessoais e comuns do grupo para que todos tomem conhecimento da direção a que deverão dirigir seus esforços. Assim, não deverá suscitar dúvidas quanto ao que deverá ser feito, de que modo e quem será o encarregado de realizá-lo, tudo isso com a finalidade de melhorar a coordenação e evitar a duplicidade de esforços.

O planejamento é uma atividade diária comum. Os resultados do planejamento, ou da falta dele, podem ser vistos a nossa volta. A atividade de um encanador, feirante e até a das grandes empresas deve ser cuidadosamente planejada.

A conveniência de planejar é amplamente reconhecida hoje em dia, tanto que falar em planejamento é quase uma mania, mesmo quando se possui apenas vaga ideia do que é realmente necessário fazer e de como proceder. Assim, o chefe dos escoteiros é instado a planejar cuidadosamente sua reunião, de maneira a poder passar rapidamente de uma atividade para outra sem que haja dispersão.

Os seguidores de Frederick Taylor insistem em que um planejamento detalhado é indispensável às operações de produção. Atualmente, todo governo municipal que se preza tem algum plano de urbanização. Na área governamental, é geralmente reconhecida a necessidade de criar uma Comissão de Planejamento dos Recursos Nacionais. Porém, não contam os planejadores com apoio integral, o que é compreensível, já que a maior parte do que se apresenta como planejamento não passa de algo vago e irrealizável.

Você tem, assim como todos os seres humanos, uma ideia intuitiva de planejamento.

Seja qual for sua definição de planejamento, ela estará intimamente ligada à ideia de futuro. Quando pensamos no futuro, temos apenas uma certeza: "o futuro é incerto!" ou "o futuro a Deus pertence". Essas frases indicam a impossibilidade de o homem predizer seu futuro com certeza. Mas essa impossibilidade não reduz a necessidade e a demanda por previsibilidade; pelo contrário, torna-a mais aguda. É essa necessidade que serve de ponto de partida para o surgimento das organizações e também para seu fortalecimento. A previsibilidade é vital para que o objetivo, razão de ser da organização, seja alcançado no futuro pretendido.

Lembre-se de que a noção de desempenho está ligada à ideia de tempo transcorrido. Quando você se propõe a fazer determinado trabalho, seu desempenho será avaliado levando-se em consideração o tempo empregado. De nada adianta você dizer que é capaz de fazer algo se não estimar em quanto tempo. Se permanecer "fazendo" por um período muito superior ao previsto, mesmo que tenham surgido percalços imprevistos na execução, seu desempenho será considerado insatisfatório, e você será visto como um péssimo planejador, como alguém que apresenta baixo desempenho.

O planejamento é a função administrativa que lida com o futuro. Visto como um conjunto de atividades, é o processo racional, dirigido ao futuro, com o objetivo de reduzir a incerteza e evitar improvisações na obtenção de resultados e melhorias.

Mesmo havendo interdependência entre as funções de planejar, organizar dirigir e controlar, podemos facilmente perceber que o planejamento é a função que inicia o processo administrativo. Sem planejamento os administradores não saberiam como organizar e nem mesmo o que organizar; não se sentiriam seguros na liderança para indicar a direção a seguir e não saberiam controlar o rumo e o ritmo da caminhada em direção aos objetivos organizacionais, que nesse caso nem existiriam.

Planejamento é o processo de estabelecer os objetivos e as linhas de ação adequadas para alcançá-los.

Esse conceito engloba dois critérios de verificação do desempenho administrativo, propostos por Peter Drucker: a eficácia (fazer a coisa certa) e a eficiência (fazer as coisas da maneira certa).

A eficácia está relacionada com a realização do objetivo traçado e a eficiência, com a utilização ótima dos recursos. Portanto, o planejamento refere-se à determinação dos objetivos "certos" e à escolha dos meios "certos" para atingi-los. A preocupação é tanto com os fins (o que deve ser feito) quanto com os meios (como deve ser feito).

Podemos também ver o planejamento como uma técnica de redução da incerteza, um processo racional-probabilístico destinado a evitar improvisações na obtenção de melhorias. Não deve ser feito para repetir as mesmas coisas do passado, mas principalmente para obter melhores resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com