TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PORTUGUÊS EM LETRAS

Por:   •  19/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

A Europa do séc. XVI e XVII foi recheada de grandes transformações culturais, religiosas, políticas e econômicas. Dentre as transformações, a Santa Igreja Católica criou, como medida de combater todas as frentes pagãs da época, inclusive as proposições contestadoras de Martinho Lutero, a Cia. de Jesus, como os Soldados de Deus, responsáveis por difundir a fé cristã e a Santa Igreja, combater os hereges e doutrinar os pagãos na América. O resultado desse processo foi a vinda dos jesuítas ao Brasil e aos territórios vizinhos, introduzindo as primeiras escolas e igrejas da época, nas colônias

[pic 1] 

Na Pratica

Vamos ver mais de perto os efeitos da educação colonial na atualidade, mais especificamente, sobre o ensino religioso que ganhou, nas últimas décadas, espaço para discussão no Governo Federal. Veja, por exemplo, o que Fortunati, em seu livro Gestão da educação Pública: caminhos e desafios, fala sobre esse debate quando da construção das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), na década de 1990.

Com o debate sobre a nova LDB, ocorrido entre os anos de 1994 e 1996, vários segmentos da população voltaram à discussão sobre a concepção de Estado laico que a Constituição Federal de 1988 proclamava. Os parlamentares contrários à inclusão do ensino religioso indagavam: como promover um ensino religioso em um Estado que é laico? Ele não irá contra o pluralismo da sociedade em que vivemos.

CONCLUSÃO
​​​​​​​Segundo os defensores da inclusão do ensino religioso nos currículos escolares, parece indiscutível que o Estado deve promover uma educação completa, integral. Assim, ele não pode abrir mão de tocar em nenhuma questão que afete a existência humana, caso contrário, teríamos uma educação à margem da vida real. No entanto, a inclusão do ensino religioso como disciplina deve, obrigatoriamente, assegurar o respeito à diversidade religiosa do Brasil e facultar aos que desejarem a presença em sala de aula para realizar esta reflexão. (FORTUNATI, 2006, p. 110. Adaptado)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (184.1 Kb)   docx (143 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com