O Plano de Ensino
Por: mayaraedwyrgens • 18/6/2018 • Trabalho acadêmico • 1.298 Palavras (6 Páginas) • 324 Visualizações
PLANO DE ENSINO
CURSO: Letras
DISCIPLINA: Literatura Brasileira Poesia
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 Horas/aula
CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Horas
I – EMENTA
A disciplina estuda, dentro da periodização da historiografia da literatura brasileira, os fundamentos estéticos e socioculturais da poesia literária brasileira do Barroco à contemporaneidade, correlacionando aspectos relativos à teoria e à prática e modos e formas de práticas de ensino da poesia literária, incluindo-as no mundo das novas tecnologias.
II – OBJETIVOS GERAIS
Possibilitar ao aluno reconhecer o desenvolvimento e as características específicas da literatura brasileira, por meio do estudo de autores e obras, considerando sua visão de mundo, o contexto cultural e social de cada período, o diálogo entre as artes e as características específicas dos escritores pesquisados e, considerando esses aspectos, discutir modos e formas de ensinar Literatura.
III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Possibilitar ao aluno reconhecer a estrutura e a operação estética realizada nos textos literários considerados canônicos para a formação e constituição da literatura brasileira, bem como nos textos contemporâneos.
Possibilitar-lhe debater o ainda precário conceito de literatura pós-moderna no país e o modo de articulação desse juízo estético com a sociedade brasileira contemporânea, discutindo o suporte no qual as “novas tendências” aportam – sites, blogs, redes sociais etc. – e a volatilidade dessa produção, problematizando a questão da ação da crítica diante de algo que lhe é contemporâneo.
Levá-lo a reconhecer a cultura brasileira (obras e autores) como um processo cultural contínuo e consolidado da consciência nacional e cultural do país – dentro e fora das culturas de massa. Proporcionando a reflexão sobre a relação entre a literatura brasileira e a sociedade local e a situação destas no contexto no qual se inserem os movimentos literários nos locais de origem.
Oferecer-lhe subsídios específicos para lecionar Literatura Brasileira no Ensino Médio.
IV – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. A condição colonial: a poesia jesuítica de José da Anchieta, Gregório de Matos e o discurso retórico-político-religioso no Barroco Brasileiro.
2. O Arcadismo Brasileiro: estética reacionária (neoclássica), ação revolucionária (relação com a Inconfidência).
3. O Romantismo e a contradição entre os cenários socioeconômico-político europeu e brasileiro. O Romantismo “fora de lugar” da poesia brasileira. Estudo das “três gerações do romantismo brasileiro” e do cenário histórico social de cada momento.
4. O Parnasianismo e o Simbolismo brasileiros. A “arte pela arte” parnasiana e o simbolismo de Cruz e Souza no cenário brasileiro.
5. As vanguardas europeias e o Modernismo brasileiro, os antecedentes da Semana de Arte Moderna; os manifestos da Primeira Geração Modernista; a poesia de Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Manuel Bandeira; a poesia da geração de Augusto Schimidt, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Murilo Mendes e Vinícius de Moraes; a poesia de Ferreira Gullar e João Cabral de Melo Neto. As consequências da Semana de 22 para a arte e a cultura brasileira.
6. Da poesia concreta à poesia digital. A poesia das redes sociais.A ciberliteratura.
7. O que é pós-modernismo? O que é pós-humano? A nova geração de escritores e o veículo de expressão que lhes serve de suporte.
8. A literatura brasileira contemporânea: como ensiná–la?
VII – BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo. Cultrix.2006.
CÂNDIDO, A. Formação da literatura brasileira. São Paulo: Ouro Sobre Azul,
2014.
COUTINHO, A. Conceito de Literatura Brasileira. Petrópolis - RJ: Vozes, 2011.
GALVÃO, Walnice Nogueira. Modernismo. Global Editora. 2008.
LYOTARD, Jeann-François. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro. José Olympio. 2006.
COMPLEMENTAR
CAMPOS, Haroldo de et alii. Teoria da Poesia Concreta. São Paulo. Ateliê Editorial. 2006.
CITELLI, A. Romantismo. São Paulo: Ática, 2007.
D`ONÓFRIO. S. Forma e sentido do texto literário. São Paulo: Ática, 2007.
GIMENES, Roseli. Poesia de março fechando o verão. In: . 2012.
GIMENES, Roseli. Literatura brasileira do átomo ao bit. São Paulo:Editora Scorteci, 2017.
NEJAR,Carlos. História da Literatura Brasileira: da Carta de Pero Vaz Caminha à Contemporaneidade. Relume-Dumara.2007.
SANTAELLA, Lúcia. Os múltiplos sentidos do pós-humano. O fim do estilo na cultura pós-humana. In: Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo. Paulus. 2007.
DIGITAL
BOSI, Alfredo (org.). Leitura de Poesia. Pearson/Virtual.
CARVALHAL, Tania Franco. Literatura Comparada. Pearson/Virtual.
PAULA, Laura da Silveira. Teoria da Literatura. Pearson/Virtual.
D`ONÓFRIO. Salvatore. Forma e sentido do texto literário. São Paulo. Ática. Biblioteca digital. 9788508110773.
Prática de Ensino como componente Curricular (licenciatura): Análise de um capítulo de livro didático para o Ensino Médio que trate da poesia brasileira, com o objetivo de, criticamente, conhecer as ferramentas disponíveis para os professores na abordagem da Poesia Brasileira.
UNIP- VERGUEIRO LETRAS – 5 sem
LITERATURA BRASILEIRA – Poesia- 2018/1
Profa. Sueli de Britto Salles
Vou enviar um texto para o 1º bimestre e outro para o 2º bimestre com conteúdos básicos referentes à disciplina. Os alunos devem ler antes os textos referentes a cada aula.
...