O Que é um Conto
Por: leilacm • 30/3/2020 • Resenha • 486 Palavras (2 Páginas) • 189 Visualizações
O conto, enquanto gênero está presente na História da Humanidade em muitas regiões e traz consigo o caráter de ser curto, porque a sua estrutura inicia do ápice para o desfecho.
O que em termos, pode-se dizer, que ele é breve e possui números reduzidos de personagens e a ação sempre se desenrola sobre um único eixo. O conto se expande até um ponto máximo como se estivesse numa circunferência.
Ao chegar neste ponto há um fechamento das propostas do mesmo. Devido a este formato, há a possibilidade de contos de maior extensão como são os de Machado de Assis, há micro contos, nos século XX e XXI. Falar que os contos figuram na história da literatura mundial e brasileira consiste na primeira observação, contudo, a intenção nesse momento é coletar algumas referência sobre a teoria do conto, que Nádia Batella Gotlib ( 1991) em Teoria do conto aborda o conto como um gênero literário, que possui um efeito único de conseguir com um enredo curto conseguir um efeito máximo. Esse gênero condensa numa “narrativa mais curta, que tem como característica central condensar conflito, tem tempo, espaço e reduzir o número de personagens.” ( p. 8), na intensão de produzir um efeito único como diria Edgar Alan Poe.
O conto aborda qualquer tipo de tema obedecendo a quatro características básicas: monotemático, monofacético, monoclimático e objetivo. Das quatro características tomaremos as duas primeiras para explanar neste pequeno estudo.
Um conto é monotemático, pois se concentra em um tema e não aceita encaixes secundários. É monofacético por focalizar apenas uma perspectiva sem a menos profundidade. Não se deve confundir monofacetismo com ponto de vista. O conto oferece apenas uma única faceta, mas vários pontos de vista. Um exemplo ocorre com o conto A missa do galo de Machado de Assis, que oferece apenas a face do rapaz e uma senhora de adulta conversando durante uma hora que antecede a missa do galo, contudo essa obra fornece vários pontos de vista, que serão, no século XX, utilizados por um grupo de escritores no livro A missa do galo ( 1985).
Sendo pois um gênero com historiografia e teoria literária, que o sustente, o conto prossegue como sendo uma experiências diversificadas para a produção escrita.
Em suma, os contos são narrativas curtas que apresentam apenas uma ação, isto é, geralmente acontece em apenas um ambiente, um espaço. Possuem desfecho, clímax. Isso significa que, nessas histórias, há poucos personagens, o tempo e o espaço são reduzidos ao essencial e, além disso, o enredo (a sequência de ações pelas quais os personagens passam) é marcado pela existência de um único acontecimento relevante. Dessa forma, em geral, os contos apresentam apenas um clímax (aquele momento de maior tensão da narrativa). Os contos podem ser divididos em: contos realistas, contos populares, contos fantásticos, contos eróticos, contos de terror, contos de humor, contos infantis, contos psicológicos, contos de fadas, entre outros ... Lembrando sempre que depende da temática explorada.
...