O Uso Das Tic’s Como Ferramentas De Apreendizagem.
Por: Valéria Nogueira • 1/12/2023 • Artigo • 1.692 Palavras (7 Páginas) • 66 Visualizações
IESM
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR.
VALERIA NOGUEIRA DA SILVEIRA
USO DAS TIC’S COMO FERRAMENTAS DE APREENDIZAGEM. – PALMEIRAIS/PI.
PALMEIRAIS-PI
2023
VALERIA NOGUEIRA DA SILVEIRA
USO DAS TIC’S COMO FERRAMENTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM – PALMEIRAIS/PI.
Projeto de pesquisa apresentado como requisito para avaliação da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso - TCC I do Curso De pós-graduação em alfabetização e letramento e docência do ensino superior/IESM.
Orientador(a): Prof.(a) Dr.(a) Maria Alzenira Melo Placido
PALMEIRAIS-PI
2023.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO | 3,4 |
2 JUSTIFICATIVA | 5 |
3 REFERENCIAL TEÓRICO | 6,7 |
4 OBJETIVOS | 8 |
4.1 Objetivo Geral | 8 |
4.2 Objetivos Específicos | 8 |
5 METODOLOGIA | 9,10 |
6 CRONOGRAMA | 11 |
REFERÊNCIAS | 12 |
1 INTRODUÇÃO
É necessário acompanharmos as transformações do mundo dinâmico em que vivemos para podermos interagir de forma mais construtiva. Os avanços científicos, globalização e as tecnologias têm influenciado bastante a sociedade contemporânea. No que rege o processo ensino e aprendizagem, é evidente que há uma íntima relação com as transformações da sociedade e suas inovações. Por isso, não seria sábio trancafiarmos em um espaço fechado, ficando alheios às mudanças circundantes.
Estarmos atentos e interligados ao dinamismo mundial não é só questão sobrevivência, é uma atitude que possibilita uma participação e atuação mais significativa em todos os campos, inclusive, na educação. As novas ideias e concepções de pensar bem como o relacionamento com o mundo não partem apenas de nossas interpretações do dia-a-dia escolar, mas provêm também de leituras do mundo que nos permitem dimensionar novas realidades e propostas.
Por tanto, não há como a escola atual refutar a influência da informática na sociedade contemporânea, inclusive no contexto educacional. Não se trata apenas de seguir tendências, trata-se de melhorar o processo de ensino-aprendizagem. É verdade que muito se tem pesquisado e falado da importância das Novas Tecnologias no ambiente escolar. Entretanto, vimos que carece de uma sintetização, dado à fragmentação dos dados, então, abordaremos o tema de forma a averiguar o seu benefício para o processo de ensino-aprendizagem.
2 JUSTIFICATIVA
Esse trabalho se justifica devido as observações realizadas nos períodos em que tive contato com o ambiente escolar, Mediante ao exposto fica claro que não se pode desprezar as Tecnologia da Informação e Comunicação, (comumente chamado de Novas Tecnologias), no contexto educacional como recursos valiosos para impulsionar o aprendizado da língua inglesa. Dados as inúmeras possibilidades, vislumbra-se no horizonte, promissores avanços desses meios no campo educacional. Trataremos dessa temática neste trabalho. Sendo assim, este trabalho se propõe discorrer sobre uso das TIC’s como ferramentas de ensino e aprendizagem.
Nota-se que o presente trabalho não é um estudo de caso propriamente dito, como é o costume. Ora, propomos discorrer sobre um fenômeno que se manifesta de forma universal. É uma tendência da qual não é possível voltar ou negar.
Sabemos que hoje falta formação continuada na área dos TICs voltada aos docentes, como práticas inovadoras e acessivas voltada aos TICs para os alunos do Ensino Fundamental.
3 REFERENCIAL TEÓRICO
Alcançamos um patamar de conhecimento sem precedentes na história da humanidade. O desenvolvimento tecnológico trazido pela I e II Revolução Industrial ocorrido na Inglaterra no final do século XVIII ao século XIX (SCHMIDT, 2010) e, posteriormente, durante a II Guerra Mundial - nos anos 40, o desenvolvimento do computador moderno e Internet no período da Guerra Fria; bem como a globalização e a popularização da Rede Mundial de Computadores foram a gênese do processo que se seguiram e que iremos discutir.
Essa revolução fez emergir uma nova sociedade denominada de “Sociedade da Informação” também conhecida como “Sociedade Pós-Industrial” com meios e facilidade no manuseio, processamento e armazenamento de dados. Esta sociedade é fortemente vinculada à computação e a comunicação: o microcomputador (processa e armazena dado) e a rede Internet (que permite a troca de dados), mas sem, contudo; abandonar os impressos (AKUTSU e PINHO, 2002).
Enfim, podemos falar desta “sociedade da informação” como uma mudança que possibilitou ao homem ampliar seus limites culturais, abrindo espaço para o homem universal que nessa sociedade, nas palavras de Mattar (2008, p. 114), passou a ser denominado de “homo studious”, que está munido instruções amplas, podendo mudar sua posição no interior da organização social laboral, inclusive no ambiente escolar, a forma de educar e aprender.
As instituições de ensino não podem fugir da necessidade de integrar as TIC’s ao processo de ensino, pois caso não façam isso, perderão o contato com as novas gerações e se tornarão obsoletas como instituições de socialização. Também, a introdução dessas inovações técnicas causam profundas transformações no modo de ensinar e na própria concepção e organização dos sistemas educativos, acarretando modificações na cultura escolar (BELLONI, 2009).
As TIC’s como dispositivo na educação implicam novas estruturas e relações, além de organização do espaço, do tempo, dos atores e objetivos em determinadas situações. Linard (1996, apud BELLONI, 2009, p. 70) destaca que “esta relação de imposição é de extrema importância quando se têm em conta os objetivos maiores da educação de formar o indivíduo autônomo e emancipado”.
...