O direito a educação no Brasil
Por: mfagreli • 5/11/2015 • Resenha • 439 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
O direito a educação no Brasil
A resenha estrutura-se em descrever criticamente o direito a educação no Brasil. Fazendo uma analise na busca de conquistas de reformas educativas para que promova a qualidade do ensino em busca de uma sociedade justa e igualitária.
Para isso, reza a Constituição brasileira que a educação é um direito de todo cidadão. Sabemos que o desenvolvimento de um país tem como alicerce a educação que este oferece a suas crianças e a seus jovens.
O direito à educação é uma conquista resultante de conflitos, lutas e acordos que vêm se processando gradativamente, por isso cabe a sociedade prover a todos os cidadãos um ensino público de qualidade que é uma necessidade e um desafio fundamental. Há, atualmente, reconhecimento mundial e social de sua importância para o mundo do trabalho, para o desempenho da economia e para o desenvolvimento técnico-científico. Todavia, em todas as reformas educativas, a questão da qualidade aparece como tema central. Contudo a escola não é uma empresa. O aluno não é cliente da escola, mas sim parte dela. Além disso, o direito à educação implica formação voltada para a cidadania, para a formação de valores.
O direito à educação deve ser entendido como fator de realização da cidadania, com padrões de qualidade, na luta contra a superação das desigualdades sociais e da exclusão social. Neste sentido, a articulação da escola com o mundo do trabalho torna-se a possibilidade de realização da cidadania
Sendo a formação ética um dos pontos fortes da educação, é possível reabilitar a sociedade, de modo que as pessoas possam participar das decisões não por imposição, mas por dialogar e buscar consenso. A emancipação objetiva de todas as formas de dominação torna-se possível se os indivíduos desenvolverem capacidades de aprendizagens baseadas em uma prática comunicativa. A escola pode auxiliar no desenvolvimento de comunicação que possibilitarão diálogo e consenso baseado na razão critica.
Concluímos assim, que o direito a educação no Brasil é fundamental para a consolidação da cidadania de milhões de brasileiros a procura de dignidade e respeito que lhes permita acesso e possibilidade de permanência numa escola inclusiva que ofereça educação com qualidade social, pois o direito à educação cabe à todos, independente de raça, religião, e cor. Porem devemos correr atrás do que é um direito igualitário.
...