O livro "Propósito"
Resenha: O livro "Propósito". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: simoneoliverlima • 24/11/2013 • Resenha • 284 Palavras (2 Páginas) • 326 Visualizações
O livro “A Meta” tenta mostrar, através de exemplos bem práticos, que tanto na área profissional quanto na área pessoal é necessário definir quais são as metas a serem alcançadas, e esta definição precisa ser feita de maneira clara e objetiva. Essa clareza e objetividade assumem um papel fundamental, pois caso contrário, quando aparece um problema em nossas vidas, fica muito difícil de identificarmos qual a possível solução. A alusão feita pelo titulo da obra, já mostra a linha de raciocínio encontrada no decorrer da história.
Para ilustrar essa teoria, o livro expõe a vida do gerente de uma divisão do Único, Alex Rogo, que ao passar por um momento muito difícil de sua carreira, além de sofrer instabilidades em sua vida conjugal, descobre através de ajuda de um ex-professor, que para solucionar o problema de produção enfrentado na fábrica, seria necessário repensar qual era a meta dessa organização para que a partir disso fosse possível traçar as soluções cabíveis. O livro consegue mostrar na prática todas as teorias apresentadas em aula e, mais do que isso, enfatiza a importância das mesmas na maximização de resultados na produção de uma fábrica, na gestão de processos e de pessoas da empresa. É indiscutível a desenvoltura do autor em abordar com um alto nível de minuciosidade inúmeras teorias e técnicas operacionais para elevar o desempenho produtivo da fábrica e, desta forma, evitar sua falência. A definição de gargalo, a meu ver, foi a melhor parte da obra, pois este é um elemento presente em muitas empresas, porém pouco discutido nesse meio organizacional. Em outras palavras, Jonah , o mentor do protagonista, explica que a maioria das empresas trabalha abaixo de sua capacidade simplesmente por não saber mensurá-la.
...