O livro de São Bernardo
Resenha: O livro de São Bernardo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: janaputa • 18/2/2015 • Resenha • 886 Palavras (4 Páginas) • 263 Visualizações
O presente trabalho é sobre o livro São Bernardo, onde pesquisei na internet sobre assuntos, como locais e tempos históricos em que aparecem no livro, o que tornou a leitura do mesmo mais fácil, em certo ponto.
O objetivo deste trabalho é mostrar, contar e explicar as situações envolvidas no livro.
Este est organizado em nove partes, para maior compreensão dos fatos.
A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica do livro, que buscamos retirar trecho da obra para representar e afirmar minhas buscar na internet.
Para resumo das nove partes, primeiramente identificamos o livro, analisando todo o conteúdo.
Analise do enredo, analise do foco narrativo, analise do tempo, analise do espaço, analise das personagens e comentário final.
Assim finalizando a apresentação deste trabalho, gostaria de afirmar que todo conteúdo expresso neste foi retirado da própria obra e reforçado com conteúdos da internet.
Identificação literal
Nome do livro: São Bernardo
Autor: Graciliano Ramos
Editora:
Ano de publicação: 1934
Dados biográficos do autor:
Graciliano Ramos nasceu no dia 27 de outubro de 1892, na cidade de Quebrangulo, sertão de Alagoas, filho primogênito dos dezesseis que teriam seus pais, Sebastião Ramos de Oliveira e Maria Amélia Ferro Ramos. Viveu sua infância nas cidades de Viçosa, Palmeira dos Índios (AL) e Buíque (PE), sob o regime das secas e das suas que lhe eram aplicadas por seu pai, o que o fez alimentar, desde cedo, a idéia de que todas as relações humanas são regidas pela violência. Em seu livro autobiográfico "Infância", assim se referia a seus pais: "Um homem sério, de testa larga (...), dentes fortes, queixo rijo, fala tremenda; uma senhora enfezada, agressiva, ranzinza (...), olhos maus que em momentos de cólera se inflamavam com um brilho de loucura".
Análise do enredo
No livro São Bernardo o principal tema gira em torno da época do autor principalmente, trata de ciúmes, obsessão, raiva, ódio, desespero e fraqueza da alma humana. Todos estes temas muito relacionados á nossa dificuldade de conviver com os outros.
A organização da narrativa se dispõem em 3 partes o inicio, o meio e o fim. Mostrando como Paulo Honório virou dono da fazendo São Bernardo.
Os principais conflitos da narrativa é a constante discussão no começo, entre Paulo e seu Mendonça, mas depois de sua morte a discussão passa para Madalena com quem se casa na metade do livro para frente, Paulo tem constantes crises de ciúmes para com Madalena e assim nascem os conflitos.
Análise do foco narrativo
Um narrador em 3ª pessoa :
Narrador- observador
______________________________________________________________________-
Análise do tempo
O tempo oscila entre o psicológico e o cronológico, pois Paulo lembra de coisas do passado.
Sim. Porque a partir da época pode saber como seria a historia, cada época mostra como as pessoas agiam e viviam.
Sim. Quando fala da vida dos personagens.
Espaço
A história se passa principalmente na própria fazenda, mas também tem fragmentos do livro que se passa na cidade e quando fala sobre a vida de cada personagem.
Sim.
...