O Último Safari de Nadime Gordimer
Por: Ednaagata • 10/6/2016 • Trabalho acadêmico • 616 Palavras (3 Páginas) • 179 Visualizações
Contexto histórico do conto " o último safari " de Nadime Gordimer.
1 -O regime Apartheid
apartheid foi uma política racial implantada na África do Sul que afetava diretamente os negros.uma legislação separatista que negava aos negros os direitos sociais,econômicos e políticos ,a qual somente a minoria branca tinham direito a voto, mantendo o poder político e econômico do país,enquanto à grande maioria negra restava apenas a obrigação de obedecer.Apesar da segregação existir desde o século 17,essa legislaçao só foi oficializada 1948,e a partir da década 1950 inicia uma oposição apartheid de maneira mais intensa.
Com as manifestações contra ao fim do regime ,nessa luta negros foram mortos,Nelson Mandela foi preso e até condenado à prisão perpétua por lutar em defesa dos negros ,sendo ele na época o responsável pela organização negra o Congresso Nacional Africano.
DEntre os meios que divulgavam os horrores do apartheid Estava a Literatura e a escritora Nadime Gordimer .Com o passar dos anos o mundo começou a se importar com a situação vivida na África do Sul ,sendo o apartheid considerado crime contra a humanidade.
As mudanças a favor dos negros começaram acontecer em 1989 com a eleição de Frederick de Klerk ,e este regime só teve fim em 1992 onde um plebiscito apenas com brancos votaram pelo fim do apartheid .
Klerk e Mandela foram reconhecidos por seus atos recebendo o prêmio Nobel da Paz em 1993,Mandela foi eleito presidente da África do Sul em 1994 .
2- A guerra em Moçambique
A independência de moçambique foi proclamada oficialmente em 25 de junho 1975.Logo após conseguir sua independência,em 1977 inicia uma guerra civil no país,entre o governo do poder de FELIMO (Frente de Libertação de Moçambique) e um grupo de rebeldes REMANO (Resistência Nacional Moçambicana).
Moçambique era comandado por um governo monopartidário, e nos primeiros anos da independência,FELIMO governou de maneira que matavam todos aqueles que enfrentavam e colocavam em causa a linha ideológica felimo ,desprezando aspectos culturais e tradicionais do país.
Os RENAMO tiveram o apoio da África do Sul que estava vivendo o apartheid e com temor das novas nações com governo negros que surgiam favoreciam as guerrilhas para desestabilizar essas nações.
O grupo dos RENAMO na tentativa de derrubar o governo marxista ,em um primeiro momento sem uma causa foi marcado pela destruição ,pela matança ,pelo enfraquecimento da infraestrutura nacional,ocasionando a desestabilização do país.E devido a este cenário horroso de guerra,fome e perdas as pessoas abandonavam suas casas e se refugiavam na África do Sul.
Depois este conflito transforma-se de fato em guerra civil ,pois nos finais da década de 1980 se abrem a novos valores o presidente da RENAMO aceitou a solução pacífica do conflito.E por outro lado o então Presidente da República de Moçambique, Joaquim Chissano entendia que não era viável uma solução militar dispondo-se a mudar o sistema político do país aderindo a democracia.
E após anos de guerra,a paz só foi possível devido à intervenções internos e externos.Um entendimento entre moçambicanos,uma coordenação inicial da igreja Católica
...