“OS CONTOS DA CANTUÁRIA” (O CONTO DO COZINHEIRO)
Por: cavalo1234 • 4/9/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.108 Palavras (5 Páginas) • 2.626 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ
CURDO DE LETRAS
LITERATURA INGLESA
ANA PAULA DO NASCIMENTO CASTILHO 6º SEM
RA: 8062804384
ERIKA CRISTINA MENDES NÓBREGA 6º SEM
RA:8406131470
PROF. MS. MARCOS ZAMITH
“OS CONTOS DA CANTUÁRIA”
(O CONTO DO COZINHEIRO)
TAUBATÉ
2016
“Os Contos da Cantuária”
O Conto do Cozinheiro
Contexto histórico:
A obra “Os Contos da Cantuária” foi escrita por Geoffrey Chaucer em uma época que a Europa vivia muitos conflitos como; na política, guerras e doenças. Foi um período muito conturbado no continente europeu.
Entre esses acontecimentos podemos destacar alguns fatos importantes:
Guerra dos 100 anos.
Foi uma guerra entre a Inglaterra e a França que durou de 1337- 1450 durante o reinado dosreis Guilherme, Ricardo II e Eduardo III. Nesse época a Inglaterra era obrigada a pagar tributos à França. Durante a Guerra dos 100 anos começaram os desentendimentos entre Inglaterra e a Igreja de Roma que era mais próxima da França. Nesse período ocorreu a Peste Negra na Europa quase metade da população do continente acabou morrendo. Esse fato acabou paralisando a guerra por um período de tempo. Nessa época a população de Londres era de cerca de 50.000 habitantes. A população sofreu muito sem comida e sem dinheiro enquanto o clero católico levava uma vida luxuosa.
Tratado de Windsor.
Assinado em 1386 entre Portugal e Inglaterra (Reino Unido) é o mais antigo do mundo. Ele consiste em um tratado de amizade e parceria comercial entre os dois países e até hoje ainda está em vigor.
Geoffrey Chaucer.
Geoffrey Chaucer foi o primeiro nome da Literatura inglesa de grandeza universal. Chaucer conviveu com a realeza e começou a escrever “Os Contos da Cantuária” no períodoem que esteve em confinamento em Greenwith. E está sepultado na Abadia de Westminter.
Sua carreira é dividida em 3 grandes períodos:
1º Período Francês: em que produziu “O Livro da Duquesa” (1369-1370).
2º Período Italiano: escreveu “O Conto do Cavaleiro” (1385) teve influências dos escritores Dante Alighieri e Boccaccio.
3º Período Inglês: produziu “Os Contos da Cantuária” (1386-1400)
“Os Contos da Cantuária”.
O livro“Os Contos da Cantuária” tem como ponto de partida uma romaria de 29 peregrinos à cidade de Cantuária rumo ao túmulo de santo Santo Tomás Beckett.
O dono de um albergue em que os peregrinos pernoitam sugere ao grupo que cada peregrino conte duas histórias na ida e duas histórias na volta prometendo ao narrador um jantar como prêmio pelo melhor conto, aos quais se associa o próprio Chaucer, fazem juntos à cidade de Cantuária, para uma visita piedosa ao túmulo de Santo Tomás Beckett. O Albergueiro do “Tabardo”, a estalagem ao sul de Londres onde pernoitam, sugere-lhes que, para se distraírem na viagem, cada qual conte duas histórias na ida e duas na volta, prometendo ao melhor narrador um jantar como prêmio. São essas histórias, juntamente com os elos de ligação entre uma e outra, mais o Prólogo Geral em que os romeiros são apresentados um a um, que constituem o livro em sua essência. Se Chaucer tivesse sido fiel a seu plano, a obra deveria conter nada menos que cento e vinte histórias. O plano, contudo, não era rígido (tanto assim que o Cônego e seu Criado se agregaram à comitiva em plena estrada). Além disso, o próprio autor logo se deu conta de sua impraticabilidade, havendo no texto claros indícios de que ele alterou o ambicioso projeto original a meio caminho, substituindo-o por uma concepção mais modesta, onde a cada peregrino caberia o encargo de apenas um ou dois contos. Mesmo com essa redução, a coletânea ficou incompleta, limitando-se a vinte e quatro histórias, duas das quais inacabadas (“O Conto do Cozinheiro” e “O Conto do Escudeiro”). Esses dois contos não foram terminados, devido ao falecimento do escritor.
...