PLANO DE AULA – ENSINO MÉDIO Tema da aula: Romantismo no Brasil
Por: Thatiane de Borba • 17/5/2016 • Trabalho acadêmico • 995 Palavras (4 Páginas) • 31.287 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS
PRÁTICA DE ENSINO: TRAJETÓRIA DA PRÁXIS (PE: TP)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
PLANO DE AULA – ENSINO MÉDIO
ALUNAS:
Luciana Veloso Miranda Barbalho – RA 0914133
Thatiane Fernandes Jardim de Borba – RA 1433022
Flávia Lemes de Paula Matsui – RA 1403472
BRASÍLIA
2016
PLANO DE AULA – ENSINO MÉDIO
Tema da aula: Romantismo no Brasil
Disciplina: Literatura
Nível de Ensino: Ensino Médio – 2 º ano
Tempo de duração da aula: 50 minutos
- Conteúdos: Romantismo no Brasil – Primeira Geração: Nacionalismo.
- Objetivos: Identificar aspectos da primeira geração do Romantismo brasileiro. Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção (contexto histórico). Escrever um poema curto ou letra de música inspirada na primeira geração do Romantismo brasileiro.
- Recursos: 1) Lousa e giz. 2) Uma cópia do poema e das músicas em anexo para cada dois alunos. 3) Rádio portátil com entrada para pen drive e pen drive com as músicas.
- Etapas da Aula:
- Introdução ao tema: Pergunte aos alunos se eles gostariam de morar fora do Brasil e como se sentiriam se fossem e não pudessem mais voltar. Se estivessem com saudades e não tivessem ninguém com quem conversar, só uma caneta e um caderno para escrever, sobre o que escreveriam?
- Desenvolvimento da aula: Pergunte aos alunos se já aprenderam sobre a época do rompimento do Brasil-colônia com Portugal nas aulas de História e peça que lhe diga o que sabem/lembram sobre o assunto. Depois de ouvir os alunos complete o que foi dito com o contexto histórico da época e a literatura. Explique que, em duplas, eles vão ler dois poemas da época e identificar os aspectos da primeira geração do Romantismo no Brasil. Entregue uma cópia do poema “Canção do exílio” e parte de “O dia 7 de setembro, em Paris” para cada dois alunos (anexo I). Eles devem ler o poema e depois de fazer um levantamento das características Românticas. Pergunte aos alunos se eles já viram alguma parte desse poema em outro lugar e mencione que serviu como inspiração para outros autores como Joaquim Osório Duque Estrada na composição do Hino Nacional e Casemiro de Abreu na composição dos poemas Canção do exílio I e II.
- Atividades para os alunos: Toque as músicas “Que Pais é Esse?” e “Fala Brasil” e peça que os alunos prestem atenção na letra da música. Entregue a letra dessa música a cada dupla e peça que usem os poemas e as músicas como inspiração para redigirem, em conjunto, um poema ou parte da letra de uma música inspirada na primeira geração do Romantismo no Brasil.
5. Avaliação: A avaliação será feita de duas formas: 1. A professora andará pela sala acompanhando a discussão das duplas durante a aula. 2. O texto final será entregue à professora para ser avaliado.
6. Referências:
Livros:
DIAS, G. Poemas. Rio de Janeiro: Ediouro; São Paulo: Publifolha, 1997.
RANGEL, M. Métodos de Ensino para a Aprendizagem e a Dinamização das Aulas. Campinas: Papirus Editora. 2005.
Sites:
Letra da música Fala Brasil. Disponível em: <http://www.vagalume.com.br/gonzaguinha/fala-brasil.html#ixzz41qXTEoE9> Acesso em Março de 2016.
Letra da música Que Pais é Esse. Disponível em: < http://www.vagalume.com.br/legiao-urbana/que-pais-e-esse.html> Acesso em Março de 2016.
MEC. Plano Nacional de Educação - PNE. Brasília, INEP, 2001. Disponível em: <portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/pne.pdf> Acesso em Março de 2016.
O dia 7 de setembro, em Paris, Gonçalves de Magalhães. Disponível em:
Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensíno Médio. Disponível em: <portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf> Acesso em Março de 2016.
Romantismo no Brasil. Disponível em: <http://www.infoescola.com/literatura/romantismo-no-brasil/> Acesso em Março de 2016.
Canção do exílio
Gonçalves Dias
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flres,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar — sozinho, à noite —
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá
DIAS, G. Poemas. Rio de Janeiro: Ediouro; São Paulo: Publifolha, 1997.
http://www.vagalume.com.br/legiao-urbana/que-pais-e-esse.html
...