PORTFÓLIO INDIVIDUAL A Língua Escrita e a Oralidade no Contexto do Texto Literário
Por: sarah.stp • 17/3/2022 • Trabalho acadêmico • 2.206 Palavras (9 Páginas) • 142 Visualizações
ANHANGUERA
Leila Cristina de Oliveira
A LINGUAGEM DA ESCRITA
E a oralidade no contexto literário
Piedade de Caratinga/MG
2021
Introdução
O seguinte trabalho é uma parte parcial da disciplina interdisciplinares do curso de letras que a borda o tema a linguagem escrita e a oralidade no contexto literário.
Vamos está conhecendo as duas formas de variação linguísticas que são a oralidade e a escrita e como a oralidade é marcada pela linguagem (coloquial ou informal) em outra parte a escrita que é associada na linguagem (formal).
Vamos está trabalhando com os alunos sobre a oralidade a fala a leitura, sobre a escrita como e quando utilizamos a linguagem formal e informal.
Neste trabalho vamos está representando em uma peça de teatro onde possa ocorrer um contexto literário para isso vamos usar no texto oralidade e no texto escrito análise da peça teatral o caso dos dez Neguinhos da autora Agatha Christie.
Essas análises mostram que os fenômenos da oralidade constituem pistas relevantes para a percepção dos personagens e dos receptores dos textos pode ser considerado estratégias básica da representação.
Adaptação de O caso dos Dez Neguinhos, na escola é um aprendizado coletivo que representa uma aventura que desafia os alunos pois a linguagem escrita e oralidade no contexto literário numa representação é uma forma que aluno tem para obter, mas informação sobre este contexto.
O auto- conhecimento e o desenvolvimento da expressão e comunicação interação entre os alunos fazem que estimulem a leitura e a responsabilidade esses são alguns dos benefícios que o teatro pode proporcionar para as crianças e adolescentes.
O teatro pedagógico pode ao mesmo tempo trazer para a sala de aula uma alta dose de criatividade entre os alunos pois alia formas dramáticas ao âmbito educacional, encenar a história do caso dos dez neguinhos são alguns dos exemplos.
Assim o teatro pode ser aliado a didática e a pratica do professor como o recurso pedagógico tornará a aprendizagem prazerosa e participativa.
Além de ser uma forma de entretenimento e de educação pois desenvolve o trabalho em grupo ajuda a superar a timidez e desenvolve a imaginação a memorização e o vocabulário e traz conhecimento.
O uso da língua oral propicia para o aluno não apenas saber se comunicar mas possibilitar ideias, pensamentos e intenções de diversas naturezas para influenciar o aluno a estabelecer relações interpessoais, o aprendizado acontece dentro do contexto.
Desenvolvimento
Um texto literário é uma construção textual de acordo com as normas da literatura com objetivo e características próprias. A linguagem elaborada de uma forma que possa causar emoções no leitor, exemplos de texto literários são as peças de teatrais.
As classificações de textos dividem entre duas categorias: literários e não literários, as diferenças entre os textos literários e não literários, que consiste em função e objetivo, o texto não literário tem seu objetivo de informar esclarecer ou explicar, no que é útil para o leitor, e pode ser visto como um texto informativo.
O texto literário é mais artístico uma função estética que o objetivo recreativo provocando emoção no leitor
De acordo com artigo de Toda Matéria a oralidade e a escrita são as duas formas de variação linguística, geralmente marcada pela linguagem coloquial ou informal e a escrita é associada a linguagem culta ou formal.
Segundo a professora licenciada em letras Daniela Diana, tanto a leitura quanto a escrita são práticas sociais de suma importância para o desenvolvimento da cognição humana.
O teatro é uma grande possibilidade para o autoconhecimento e desenvolvimento de expressão comunicação, interação entre os alunos, o foco desde trabalho deve ser fazer com que as crianças desenvolvam um olhar e uma escuta atentos quando assistem a espetáculos para que possa possibilitar o aprendizado resolvemos criar o espetáculo, como existem várias possibilidades podemos então criar a nossa. Arte, é muito importante para que podemos ter uma visão crítica sobre as peças.
Esse é um tipo de conhecimento que vai além da escrita que também debatemos em aula, para um bom trabalho é necessário introduzir as noções do que teatro, contribuir para o desenvolvimento do equilíbrio emocional do pensamento crítico do corpo e da mente através dos textos literários que colaboram com o desenvolvimento artístico dos participantes.
Para criar ou organizar uma peça de teatro e apresenta-la na escola é sempre um desafio para um educador além do primeiro passo que o da escolha do texto, depois é necessário incentivar a participação dos alunos e escolher os que combinam melhor com cada personagem, esse processo deve ser feito levando em consideração que a escola não está em busca de talentos, mas sim de promover uma atividade educacional.
Por tanto quanto maior for o número de alunos envolvidos no teatro melhor é para o aprendizado pois o verdadeiro sentido esta como cada um entende o que o trabalho está oferecendo o melhor que é possível fazer com que os alunos tímidos e não participam de atividades em grupos e que estão sempre isolados participem dos projetos voltado ao aprendizado
O teatro na escola é uma prática importante para a formação integral de crianças e adolescentes, o ensino do teatro vai muito além das disciplinas estudadas em sala de aula. Ele possibilita o desenvolvimento de habilidades cognitivas, físicas, emocionais e sociais dos alunos.
Se o professor preza por educação de qualidade e pelo engajamento dos seus alunos então tanto para esses alunos e para o professor terá uma aula com mais conteúdo e prazerosa.
Neste teatro os estudantes vão aprender a respeita as variações linguística e como e quando usar
Desta forma os estudantes usarão as marcas da oralidade e observações de gírias e expressões menos privilegiadas.
Trabalhar teatro em conjunto com a educação infantil é uma pratica exatamente benéfica para as crianças e adolescentes sua proposta são um terreno de experimentação para eles, tornando-os indivíduos mais preparadas para lida com a sociedade de seus dilemas.
...