TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRATICA DE ENSINO -INTRODUÇÃO A DOCENCIA

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.692 Palavras (7 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 7

PRÁTICA DE ENSINO:

INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA

Aluno (a): Sthefany Cristinne Motta Aquino / RA 1509845

        

POLO:

EXTEMA / MG

2015


Prática de Ensino: Introdução à Docência - PARTE A

Texto: Educação? Educações: Aprender com o índio.

Reflexão: “Não há uma forma única nem um único modelo de educação”. Esta frase carrega a essência do texto. A educação é plural e variável e  se apresenta de forma à estruturar o indivíduo. Em sociedades diversas e tão diferentes fica claro que a educação não é única e absoluta, mas flexível às necessidades de formação de sua sociedade.

Compreendendo isto, o professor-profissional, deve estar atento a não instaurar uma verdade absoluta no processo de educação e sala de aula.

Texto: O fax do Nirso

Reflexão: No mercado de trabalho mais do que a educação formal é necessária. O profissional deve ter habilidades que estejam além da ‘‘boa escrita’’ (capacidade que naturalmente se espera de um profissional). A educação formal deve preparar um aluno para esta habilidade, mas também para ser um profissional com diferencial.

A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)

Reflexão: O processo de aprendizagem em sala de aula não pode ser apenas expositivo. O aluno deve participar de forma crítica do que está pendendo, e cabe ao professor permitir situações para isto. O professor não pode se considerar detentor da única verdade/educação (tendo em vista que não são únicas) e apenas impor ao aluno o que lhe parece absoluto, mas deve apresentar ao aluno a oportunidade de discutir ideias e dúvidas, de fazer questionamentos.

Texto: Uma pescaria inesquecível

Reflexão: Fazer o correto, ainda que não hajam espectadores para tal feito, é o que constitui a ética. Apesar desta não ser parte da grade curricular da maioria das escolas no Brasil, o professor precisa compreender e viver a prática da ética. Mesmo não a abordando especificamente como tema em sala de aula, sua postura com os alunos, muitas vezes em situações corriqueiras, será um norteador na formação da ética nestes indivíduos.

Texto: A Folha Amassada

Reflexão: Como professor é preciso desenvolver capacidades que vão além da educação formal. O professor deve estar preparado para ser um educador, mas em ambitos diferentes. Ser professor requer mais do que domínio de um conhecimento específico, requer habilidade de lidar com seres humanos em formação. Respeitando e acolhendo suas dificuldades.

Frente aos problemas em sala de aula, não se pode considerar um aluno ‘’problemático’’ e excluí-lo ou esquecê-lo. É dever do professor não rotular o aluno que apresente alguma dificuldade (social ou de aprendizado). O professor precisa ter o cuidado de não ‘’amassar’’ esse aluno. Seu papel é conduzir o processo de formação do aluno, não de problematizá-lo.

Texto: A Lição dos Gansos

Reflexão: Trabalho em equipe, apoio mútuo e cooperação são valores que o texto aponta. São valores que devem ser desenvolvidos em sala de aula, para que os alunos os compreendam e internalizem. Estes valores devem também ser formadores dos professores, para que estes possam lidar da melhor forma com as situações que se apresentarem. O professor não pode desistir de um aluno que apresente uma dificuldade, é seu papel motivá-lo, apoiá-lo.

Texto: Assembleia na Carpintaria

Reflexão: Considerar os defeitos dos outros em detrimento de suas qualidades não os aperfeiçoa, pelo contrário, os desmotiva. Por este motivo o professor deve ter o cuidado de não criticar seus alunos, mas de considerar suas habilidades. É claro que o que há de negativo deve ser identificado, para ser corrigido, afinal é seu papel como educador, mas mantendo o cuidado de não destruir a autoestima e autoconfiança do aluno.

É preciso considerar as qualidades de cada aluno e saber aproveitá-las no processo de aprendizagem.

Texto: Colheres de Cabo Comprido

Reflexão: Antes de querer ensinar, o professor deve saber o que é trabalhar em equipe, deve ter esta capacidade. Sendo sua pretensão passar a importância disto aos alunos, primeiramente deve ter aprendido o que é trabalhar em equipe. O professor deve desenvolver isto com seus alunos, ajudando-os em suas necessidades, e incentivando-os a fazer o mesmo  uns com os outros.

Texto: Faça parte dos 5%

Reflexão: De fato, poucos são expoentes em todas as áreas profissionais, em todos os ramos, mas o professor não deve tentar selecionar quais os são para investir apenas nestes. Como professor é preciso investir no aluno, acreditando em seu potencial. Oferecendo o melhor de sua formação como profissional e ser humano para educação deste aluno. Se em sala de aula o aluno for classificado como ‘’volume’’ para os 5% ele de fato o será.

Texto: O Homem e o Mundo

Reflexão: O processo da educação na escola é uma via de mão dupla, professor e alunos aprendem. Sabendo que a educação é a base para o futuro de nossas gerações, oferecer uma boa educação (em todos os aspectos) formará, sem dúvida, seres humanos melhores e críticos. Um indivíduo com boa formação educacional será capaz de lidar melhor com a vida, de tomar melhores decisões, de ser um melhor cidadão, de ser um melhor pai e de criar melhores filhos, é um processo evolutivo, tende a levar à uma sociedade melhor.

Texto: Professores Reflexivos

Reflexão: A escola ( professor, estrutura, direção etc) precisa fornecer ao aluno ambiente capaz de inseri-lo, de o fazer sentir-se integrado. É a primeira impressão do aluno: se aquele lugar lhe pertence, se ele pertence a aquele lugar. Tornar isto difícil, muitas vezes impossível, só dificultará o processo de aprendizagem. Afastará o aluno, que desejará apenas concluir o necessário, não aproveitando o aprendizado de forma ampla.

Texto: Um Sonho Impossível?

Reflexão: O profissional de educação deve oferecer o melhor de sua formação no aprendizado de alunos de condições sociais desfavorecidas. Ainda que a estrutura familiar ou social do aluno não auxilie seu aprendizado, o professor não pode, por este motivo, oferecer menos. Ao contrário, nos casos em que o aluno não encontra estrutura familiar/social para seu aprendizado, o professor deve oferecer muito mais de si, de seu conhecimento e comprometimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com