PRODUÇÃO TEXTUAL: O CONTO EM SALA DE AULA
Por: Lucianne Ferreira • 5/1/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 902 Palavras (4 Páginas) • 1.183 Visualizações
PRODUÇÃO TEXTUAL: O CONTO EM SALA DE AULA
RESUMO
O ensino-aprendizagem de produção de texto dos gêneros revê o verdadeiro papel de professor de “Redação”, não mais visto como um especialista em textos científicos ou literários, distante da realidade e da prática de produzir texto do aluno, mas como alguém que trabalha nas diversas modalidades textuais, orais e escritas.
Assim o espaço da sala de aula é transformado em uma verdadeira oficina de textos
diversificados, o que é concretizado através do uso de varias estratégias, usadas pelo professores nas escolas como a construção de um jornalzinho quinzenal ou mensal coletivo, enviar uma carta a alguém distante, realizar entrevistas, produzir contos, etc.
Desse modo produzir textos é democratizado: todos os alunos devem aprender a escrever todos os tipos de texto, inclusive conto.
É possível que um aluno, ao se apropriar do ato de ler e produzir contos, passem a produzir textos muito mais criativos e ser um argumentador em textos argumentativos orais (debates) e escritos.
Palavras-chave: produção textual – criatividade – diversidade – conto – sociedade – escola – professor – aluno
INTRODUÇÃO
Selecionar textos para os alunos lerem é, em todas as modalidades e níveis da educação, uma das tarefas mais árduas que o professor.
Escolher implica avaliar e, é aí que entra o conto na vida escolar dos alunos, pois trazem
conteúdos culturais éticos, políticos e sociais para a vida escolar, enriquecendo o dia-a-dia das aulas com leituras, produção textual, dramatização, reestruturação, ilustração, etc., dos mesmos.
Produzir e praticar a leitura de contos faz com que o autor revele o que está oculto. O hábito de ouvir e contar histórias, já se faz de longa data na caminhada da humanidade dentro do espaço e do tempo.
Em todas as épocas os povos cultivaram seus contos através de narrativas fantásticas. Com as mudanças que ocorreram na vida política, social, cultural e escolar, foi surgindo novas modalidades de contos o qual diferenciou, contos infantis de contos populares, pois surgiu uma maneira nova de narrar, o autor tem a liberdade de produzir seu estilo individual em sala de aula.
1. O CONTO
O conto é um relato em prosa de fatos fictícios. Começa apresentando um estado inicial de equilíbrio; após tem a intervenção de uma força (um conflito) seguido de vários episódios; culmina com a resolução deste conflito.
Todo conto tem ação central, núcleo narrativo, estabelecendo relação causal, mantenha sempre o suspense; Os recursos descritos são usados para apresentação dos personagens, de tempo e de lugar.
Essas narrativas quase sempre recorrem ao diálogo dos personagens, geralmente, no parágrafo inicial, aparece a demarcação do tempo.
Os tempos verbais são muito importantes para a construção e a interpretação dos contos. Os pretéritos perfeito e imperfeito predominam na narrativa, enquanto o presente aparece no diálogo e nas descrições.
Os personagens são apresentados mediante um artigo indefinido.O autor cria um narrador para apresentar os fatos, é a voz que conta o que esta acontecendo.
2. MODALIDADES DO CONTO:
O conto possui várias modalidades: o cont de forma simples, expressão do maravilhoso,
linguagem que fala de prodígios fantásticos, conto de humor, contos de mistérios e terror, contos sombrios, contos cômicos, contos realistas e conto psicológicos.
3. OS CONTOS MODERNOS:
Os contos modernos se apresentam de forma reduzida, ou seja, aparece o que está oculto com brevidade e linguagem densa e economias de palavras.
4. OS CONTOS CLÁSSICOS:
Os contos clássicos é uma cadeia de acontecimentos onde se manifesta a atração, onde há ação, personagens e diálogos. A principal característica é a narração de um episódio, com uma única ação, tendo um início, um meio, um fim, num tempo reduzido.
5. OS CONTOS CONTEMPORÂNEOS
Por sua vez possui textos curtos e tem o objetivo de aguçar a imaginação do leitor para além do que foi dito. Muitas vezes a linguagem utilizada pelos escritores chocam pela rudeza.
...