TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROSEANDO SOBRE ALGUNS SABERES DA CIÊNCIA LINSGUÍSTICA

Por:   •  29/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

PROSEANDO SOBRE ALGUNS SABERES DA CIÊNCIA LINSGUÍSTICA

Geraldi é formado em letras e direito e é mestre e doutor em Linguística, atualmente é professor voluntário da Universidade estadual de Campinas e colaborador visitante da universidade do Porto (Portugal). Escreveu entre outros: linguagem e ensino e texto e linguagem- Portos de passagem.

Que é língua?

É o resultado do trabalho histórico e social da comunidade, ela é sempre usada pela comunidade de falantes e quando é usada, funciona ao mesmo tempo como instrumento de trabalho linguístico, estando assim, sempre em construção.

Qual a relação entre língua, linguagem e sociedade?

A história de uma sociedade é a história de como ela organizou seu trabalho, e é aí que a língua surge, sem sociedade não há linguagem e o processo de construção da linguagem permite a construção do pensamento funcionando como instrumento de produção de discursos e tal fenômeno só pode ser definido na relação de um com o outro.

Há vínculos necessários entre língua, pensamento e cultura?

Alguns teóricos afirmam que suas concepções gerais são consequência do fato de serem bilíngues ou trilíngues, pois mudando a língua que se fala, muda-se todo um sistema de percepção, portanto o estudo da linguagem, da língua, do pensamento e da cultura não podem distanciar-se, assim o pensamento funcionaria ao modo do funcionamento da linguagem. Se há trabalho há história, se há história há cultura, se há cultura há memória.

A linguagem tem sujeito?

Definir o sujeito é um grande drama contemporâneo. O sujeito se constitui na relação com outros e nesta relação de interlocução, os sujeitos se constituem pela internalização das linguagens e cada um de nós tem histórias diferentes, únicas e irrepetíveis. Assim, por sermos sujeitos de uma mesma época somos diferentes, porém semelhantes aos outros, o que me constitui como sujeito que sou é o que está fora de mim, mas que internalizado por mim, constitui uma unidade única e irrepetível, assim paradoxalmente o sujeito só é sujeito porque tem linguagem.

Que é linguística?

Linguística é uma ciência. Uma prática social como qualquer outra que produz saberes organizados ou organiza saberes. A Linguística como disciplina se constitui na história da constituição de outras disciplinas científicas. Por isso, a Linguística só poderá existir enquanto se abrir para fora de si própria.

A linguística é ciência?

“Mas eu diria que ainda há ciência, e a linguística é uma ciência, no sentido de você ter um corpo de pessoas que pesquisam o mesmo tipo de fenômeno, uma comunidade que dialoga entre si, que busca caminhos de compreensão. Creio que no sentido clássico do termo, a linguística nunca chegou a configurasse como uma ciência, apesar dos esforços estruturalista. ”

Para que serve a linguística?

Construir instrumento de compreensão e, se necessário, de mudanças esta é a função de qualquer ciência. E essa ampliação implica aumento de suas funções que, concretamente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com