TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Dissertações: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1

Aula Tema: Teorias da Educação

Behaviorismo

Gestalt

Psicanálise

Construtivismo

A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO surgiu da “necessidade de um novo profissional” capaz de atuar como intermediário entre a educação e a psicologia.

A psicologia educacional caracteriza-se como uma área de investigação dos problemas e dos fenômenos no campo escolar a partir do entendimento psicológico. Tem por objeto de estudo todos os aspectos das situações e das facetas da realidade educativa e seus processos. Estuda as leis gerais da evolução das crianças, as etapas sucessivas de seu desenvolvimento nas áreas cognitivas, comportamentais, afetivas, sociais e psicomotora.

Em 1903 E. L. Thorndike, pela primeira vez nomeou esta área de estudo. Thorndike já aplicava o conhecimento da psicologia modificando a literatura para torna-la acessível às crianças apresentando planejamento de vários procedimentos.

Skinner – a partir dos trabalhos de Thorndike introduziu o conceito do condicionamento operante (processo pelo qual certa classe de comportamento fica sob o controle de suas consequências), técnicas de modelagem adequadas e a exclusão da “punição” no processo educativo.

A abordagem Behaviorista enfatiza o papel do ambiente no desenvolvimento dos organismos, limita-se ao estudo dos comportamentos observáveis e mensuráveis e desconsidera os eventos internos que atuariam como mediadores entre os estímulos e as respostas. Essa teoria explica a motivação como recompensa e incentivo.

Para o educador entender o aluno é necessário uma análise cuidadosa para que ele não desenvolva hábitos tendenciosos. Cada caso é individual e o professor deve estar atento para outros fatores que afetam o comportamento.

A concepção Cognitivista se interessa e procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente humana com relação ao aprendizado e a estruturação do conhecimento, semelhante às propostas de Piaget. A ideia de capacidade cognitiva propõe que o conhecimento não nasce no sujeito nem no objeto. O conhecimento é produzido a partir da percepção, memória e aprendizagem até a formação do raciocínio lógico.

O Construtivismo propõe que as respostas emocionais e comportamentais e a motivação não são influenciados por eventos, mas pelo modo como as processamos.

Para L. S. Vigotskw a criatividade é presente em todos os seres humanos, pode ser melhorada e desenvolvida para que a criança atinja algo alem. Afirma que a atividade criadora que faz do homem um ser que olha para o futuro, modificando seu presente.

Orientar e atuar facilita o dia a dia dos educadores com as estratégias pedagógicos cognitivo – comportamentais, sociais e transpessoais com o objetivo de corrigir ou potencializar a vida escolar.

A Gestalt considera a subjetividade do homem e a possibilidade de sermos todos diferentes e interpretarmos o mundo de forma diferente. Para os gestaltianos o tema central é a percepção. Estudam o comportamento em seus aspectos globais levando em consideração as condições que alterariam a percepção do estímulo.

Psicanálise – Freud formulou a hipótese

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com