Prática de Ensino Integração Escola e Comunidade
Por: laurent • 30/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.737 Palavras (7 Páginas) • 1.773 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
UNIP
Curso de Letras- Português
Laurimar de Oliveira Pego- RA 1332643
Polo-Cerquilho
Trabalho 2
Projeto de Integração Escola e Comunidade
Cerquilho-SP
06/06/2014
Laurimar de Oliveira Pego- RA 1332643
Polo-Cerquilho
Projeto Integração Escola e Comunidade
Projeto apresentado à
Universidade Paulista – Unip
Interativa, do curso de
Letras-Português, como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina Prática de
Ensino: Integração Escola –
Comunidade, ministrada pela
Profa. Raquel Bokums.
Cerquilho-SP
2014
Sumário
- Introdução.......................................................................................
1.1 A importância da integração escola e comunidade........................
1.2 A Escola Prof.ª Marina Bordenale Pilotto Gaiotto...........................
1.3 Objetivos.........................................................................................
1.4 Justificativas...................................................................................
2. Desenvolvimento..............................................................................
2.1 Referencial Teórico........................................................................
2.2 Biblioteca container na África do Sul..............................................
2.3 Biblioteca container na Holanda.....................................................
2.4 Métodos..........................................................................................
3. Resultados esperados......................................................................
4. Considerações finais........................................................................
5. Referencias bibliográficas................................................................
- Introdução
1.1 A importância da integração escola e comunidade
Quando pensamos em educação, é aberto um universo de múltiplas definições. A mais comum na sociedade é que a educação é dever da escola (na verdade, dever da Família e do Estado), porém, segundo alguns teóricos, a escola deixou de ser o único ambiente educativo, visto que, a educação acontece o tempo todo, em todos os lugares. Ela também acontece nas infinitas trocas com o meio ambiente e entre os indivíduos da sociedade. Essas educações ocorrem independentemente de cor, credo, classe econômica, cultura, etc.
Nesta perspectiva, o papel da escola para com os alunos é muito mais amplo do que o ensino e a instrução, é prepará-los para a vida, para o exercício de cidadania, para ocupar um espaço no mercado de trabalho, e enfrentar as várias praticas do dia-a-dia no convívio em sociedade.
Nesse sentido, a educação, a escola, a comunidade, estão intrinsicamente ligados, de maneira que é essencial a participação dos pais, das mães, da família, e toda comunidade neste processo de aprendizagem, desenvolvimento intelectual, afetivo e moral.
1.2 A Escola Prof.ª Marina Bordenale Pilotto Gaioto
A escola em questão e a comunidade local foram os objetos de pesquisa deste projeto.
Durante a realização do estudo, inúmeros indivíduos foram interpelados, desde alunos e membros da comunidade escolar até os familiares e membros da comunidade local.
Foi levantado que a instituição possui livros, mas não o espaço da biblioteca, estes livros ficam armazenados em baús de plástico e transitam entre as salas de aula conforme a necessidade de pesquisas e leituras.
Segundo a diretoria, há muitos anos, foi solicitada junto à Secretaria de Educação do município a construção de mais salas no perímetro escolar. Porém, o pedido nunca foi atendido, a engenharia civil alega não poder alterar a estrutura. Enfim, a escola continua sem biblioteca.
1.3 Objetivos
Os objetivos deste projeto além de encontrar uma solução de como criar uma biblioteca sem alterar a estrutura da escola, é também promover este espaço não só para os alunos, mas também para uso de toda a comunidade.
Após pesquisar muito sobre o tema, descobrimos uma possível solução, a colocação de uma biblioteca container na escola. A ideia parece ser plausível, de baixo custo e bem inovadora, pelo menos aqui no Brasil.
1.4 Justificativas
É o desejo da escola e dos alunos. O Brasil, infelizmente, é um país onde não se tem muito o hábito da leitura, não como deveria. É um descaso para com a educação, é inadmissível uma escola da rede pública não possuir uma biblioteca para dinâmica de leitura e pesquisa, recursos esse que é essencial para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos ali inseridos.
- Desenvolvimento
2.1 Referencial Teórico
O projeto Biblioteca container é de interesse público, e todos da escola e da comunidade serão beneficiados com sua realização, contudo, para o sucesso do projeto será necessária à colaboração das duas comunidades envolvidas, a comunidade local e a comunidade escolar.
Vale lembrar que a integração entre escola e comunidade está amparada por leis, para dar mais força a democratização do ensino.
Paro (2003) argumenta que a ausência da comunidade na escola publica torna-se mais difícil a avaliação da qualidade do ensino ofertado. Os pais, até mesmo mais que os alunos, como co-usuário da escola, são capazes de apontar problemas e, muitas vezes, sugerir ações para solução deles. Além de todos esses aspectos é ainda importante realizar a divisão do poder na escola possibilitando a comunidade participar da tomada de decisões.
...