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Projeto Integrador: Trilha do conhecimento

Por:   •  3/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.861 Palavras (8 Páginas)  •  328 Visualizações

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Universidade Nove de Julho

        

Projeto integragor:
Trilha do conhecimento

São Paulo

2015

Universidade nove de julho

Projeto integrador: trilha do conhecimento

Trabalho de pesquisa apresentado aoprofessor (a) M.SAdriana Lilian com vistas à aprovação noprojeto — 3º. Semestre A, Noturno, do Curso de Graduação em Letras da Universidade Nove de Julho.

Edinho Soares 914209384

Gilvania Maria Ferreira 914210608

Judite Pinheiro de Deus 414204663

São Paulo

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

1.2. Problematização        4

1.3 Hipótese        4

1.4 Objetivo        7

1.5 Metodologia        7

2. REFERÊNCIAS        11

1. INTRODUÇÃO

Apresentamos aqui uma ideia inovadora no âmbito escolar, onde traremos integração interdisciplinar, internacionalização e companheirismo dentro de sala de aula.

Podemos neste momento, trabalhar a educação por si própria e também o conhecimento do aluno com o aprendizado de forma generalizada, onde o aluno deixa de ser aprendiz para se tornar o centro do compartilhamento do conhecimento.

O projeto se apresenta em várias fases a serem trabalhadas em sala de aula, desde o pensamento nas questões que serão discutidas durante o jogo até ao final o resumo do que cada um dos grupos aprendeu.

1.2. Problematização

Existe hoje no ambiente escolar uma forma de resolver a questão da ambientalização, do internacionalismo e motivar o aluno e professor a ser e tornar uma aula mais dinâmica?Será que podemos dizer afirmar com certeza que um ambiente lúdico e interativo resolve o problema da rotatividade e evasão escolar? Como?

Quando tratamos de um problema sócio cultural, podemos falar da sala de aula hoje como um ambiente na sua maioria arcaico, onde não existe interação aluno X professor X ambiente, hoje vimos na sala de aula na sua maioria um ambiente muitas vezes hostil.

1.3 Hipótese

Traremos à tona como exemplo um município Brasileiro, o Município de Santa Maria, situado geograficamente no centro do Estado do Rio Grande do Sul, caracteriza-se como um polo regional, em função de ser um centro comercial de prestação de serviços, centro estudantil e centro militar do Estado.

Com aproximadamente 226.300 habitantes, Santa Maria vem apresentando um acréscimo significativo da população, a cada ano letivo, em função do fluxo de estudantes a procura do ensino em todos os níveis de graduação.

A rede municipal é composta de 72 escolas, destas, 06 (seis) tem 1º grau completo com turno noturno, 20 (vinte) com 1º grau completo sem o turno noturno, 16 (dezesseis) escolas rurais isoladas, 07 (sete) escolas rurais núcleos, 19 (dezenove) escolas com 1º grau incompleto e 04 (quatro) escolas de modalidades especiais.

A Rede Escolar Municipal tem 16.748 (dezesseis mil, setecentos e quarenta e oito) estudantes na zona urbana e 1.603 (mil, seiscentos e três) na zona rural.

Para essa demanda, apresenta-se em seu quadro funcional, 1.052 (mil e cinquenta e dois) professores na zona urbana e 155 (cento e cinquenta e cinco) professores na zona rural. Incluem-se ainda, 33 (trinta e três) orientadores educacionais, 09 (nove) educadores especiais e 07 (sete) educadores técnicos.

No ano de 2006, o índice de evasão escolar estava em torno de 4,02% entre os alunos da rede municipal o que fez com que em janeiro de 2007 a Secretaria de Município da Educação implantasse o Projeto Combatendo a Evasão Escolar. Em seu primeiro ano de funcionamento esse índice diminui em 66%, ficando em torno de 1,34%. Em 2008, alcança o índice de 0% de evasão escolar dentro deste parâmetro 47% dos que se evadiram acharam as aulas chatas pouco motivadoras e professores com pouca vontade de ensinar.

Sendo assim, acredita-se, o ambiente lúdico e motivador faz com que o aluno se predisponha não somente a frequentar mais também a participar desse ambiente.

Quando temos essa disposição do aluno o professor também tende a se qualificar se especializar e se preparar cada vez mais para o ambiente lúdico e transformador.

1.4 Teoria de Aprendizagem segundo Lev Vygotsky.

“Lev Semenovich Vygotsky nasceu em 1896 na cidade de Orsha, na Rússia, e morreu em Moscou em 1934, com apenas 38 anos. Formou-se em Direito, História e Filosofia nas Universidades de Moscou e A. L. Shanyavskii, respectivamente. Por esses dados biográficos podemos perceber de início o pano de fundo que influenciou decisivamente a sua formação e o seu trabalho: a revolução russa de 1917 e o período de solidificação que se sucede. Vygotsky é um marxista e tenta desenvolver uma Psicologia com estas características”.

  • Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio.
  • Para substancialidade, no mínimo duas pessoas devem estar envolvidas ativamente trocando experiência e idéias.
  • A interação entre os indivíduos possibilita a geração de novas experiências e conhecimento.
  • A aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor.
  • Um signo, dessa forma, seria algo que significaria alguma coisa para o indivíduo, como a linguagem falada e a escrita.
  • A aprendizagem é uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação.
  • Para ocorrer a aprendizagem, a interação social deve acontecer dentro da zona de desenvolvimento proximal (ZDP), que seria a distância existente entre aquilo que o sujeito já sabe, seu conhecimento real, e aquilo que o sujeito possui potencialidade para aprender, seu conhecimento potencial.
  • Dessa forma, a aprendizagem ocorre no intervalo da ZDP, onde o conhecimento real é aquele que o sujeito é capaz de aplicar sozinho, e o potencial é aquele que ele necessita do auxílio de outros para aplicar.
  • O professor deve mediar a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se independente e estimule o conhecimento potencial, de modo a criar uma nova ZDP a todo momento.
  • O professor pode fazer isso estimulando o trabalho com grupos e utilizando técnicas para motivar, facilitar a aprendizagem e diminuir a sensação de solidão do aluno.
  • Mas este professor também deve estar atento para permitir que este aluno construa seu conhecimento em grupo com participação ativa e a cooperação de todos os envolvidos
  • Sua orientação deve possibilitar a criação de ambientes de participação, colaboração e constantes desafios.
  • Essa teoria mostra-se adequada para atividades colaborativas e troca de ideias, como os modelos atuais de fóruns e chats.

1.5Objetivo

O objetivo do jogo é fazer com que os alunos interajam entre si, promover entre si a integração mundo exterior e a escola, que o aprendizado da língua portuguesa seja feita de forma mais dinâmica e não convencional em sala de aula. Onde o professor além de mediador dos alunos, possa convencê-los de que conseguem mostrar ao professor seus mais profundos conhecimentos de forma lúdica, interativa e que poder não apenas receber a informação, mas sim também poder construir uma máquina de conhecimento. Quando tratamos de interacionismo, precisamos primeiro entendê-lo.O interacionismo é a interação entre o indivíduo e a cultura, onde, para Vygotsky, é fundamental que o indivíduo se insira em determinado meio cultural para que aconteçam mudanças no seu desenvolvimento.No caso do nosso jogo, essa interação acontece primeiro em sala de aula, onde a construção do jogo se dá primeiro pela mescla de matérias dentro do âmbito escolar, estamos em uma era democrática, onde a mudança de pensamentos e valores se dá a partir da escola e achamos que quando “misturamos” língua Portuguesa, história, geografia, artes e educação física estamos falando que podemos passar um dia letivo, cinco aulas trabalhando com cinco professores diferentes, transmitindo ideias de uma forma diferente podemos até mesmo iniciar um novo processo e fase da forma de se ensinar totalmente fora do convencional.

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