Projeto de Ensino em Língua Portuguesa e Literatura
Por: Gui Alcântara • 3/11/2017 • Monografia • 3.888 Palavras (16 Páginas) • 559 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
JUSTIFICATIVA 4
SÉRIES A QUE O PROJETO SE DESTINA................................................................8
OBJETIVOS.................................................................................................................8
PROBLEMATIZAÇÃO..................................................................................................9
CONTEÚDOS CURRICULARES 11
O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA) 11
TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO 13
RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS 13
AVALIAÇÃO 13
CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS 15
1 - INTRODUÇÃO
O uso da Internet está cada vez mais presente no cotidiano de nossos estudantes, através da leitura, escrita, ou até mesmo diversos gêneros textuais, como as salas de bate-papo facebook, twiter, whatsApp, entre outros. Assim, diante da evolução tecnológica, nos últimos anos, o computador passou a se disseminar entre os jovens, principalmente no que diz respeito à internet, uma grande ferramenta de entretenimento e comunicação que trouxe grandes benefícios à humanidade, uma vez que a maioria das pessoas sente grande necessidade de utilizar da rede seja para pesquisas escolares, movimentações bancárias, interação com pessoas em de outras localidades, e outras inúmeras possibilidade que a ferramenta pode oferecer.
Diante desta perspectiva, surge uma grande preocupação no ambiente escolar vivida por pais de alunos e professores, pois muitos alunos estão transcrevendo abreviaturas e fragmentos de palavras utilizadas no ambiente virtual em suas atividades e até mesmo em avaliações na sala de aula.
Dessa forma, este estudo foi fundamentado e embasado, tendo como destaque os teóricos: Pierre Levy (1993), o qual aborda a evolução da internet e as ferramentas de comunicação, Raquel M. Freitag (2006) que destaca os variados ambientes de interação e comunicação na Rede. Além destes, é necessário destacar Roger Chartier (2002), e sua contribuição acerca da linguagem utilizada no ambiente virtual. Tendo esta pesquisa como objetivo geral demonstrar desde a criação da internet, sua utilização e funcionamento de um dos seus ambientes mais utilizados pelos jovens, como salas de bate papo, tais como Facebook, twiter, WhatsApp, entre outros existentes e conhecidos pelos jovens, citando a grande importância desta ferramenta de comunicação para as pessoas. Assim, apresentam-se também os objetivos específicos: analisar cada um destes ambientes, demonstrando as linguagens que surgem verificar como a escrita nas redes sociais e aparatos tecnológicos afetam nas produções textuais na sala de aula, principalmente, em turmas de Ensino Fundamental II, além de observar com que freqüência as redes sociais são utilizadas pelos estudantes.
2 - JUSTIFICATIVA
Justificando este estudo como necessário, visto que na contemporaneidade observam-se mudanças nas formas de leitura e escrita na sala de aula, isto é, significa dizer que diversas mudanças foram provocadas por tecnologias, em especial a internet. Com avanço das telecomunicações e com grande aumento do uso da internet foi possível estabelecer maior rapidez de informações entre pessoas, empresas e países. A transmissão da informação de forma rápida é oferecida por estas tecnologias, o qual gera inúmeras oportunidades de negócios. Agora, podendo as empresas ultilizar-se de informações de melhor qualidade, retiradas de um universo com maior número de dados em um curto espaço de tempo.
Essa grande transformação que a sociedade está vivenciando possibilita que as empresas e as pessoas se comuniquem cada vez de forma mais eficiente. Hoje, a realização de uma videoconferência, na qual várias pessoas, em diferentes partes do mundo se comunicam por meio de som e imagem, praticamente como se estivessem na mesma sala de reunião, está cada vez mais frequente e acessível. E, sem dúvida, a principal rede propulsora dessa transformação e a internet.
Se fizer um paralelo com a estrutura das estradas de ferro, a internet funciona como uma ferrovia a qual a informação contida em um textos, som e imagem pode trafegar em alta velocidade entre qualquer computador conectado a essa rede. É por essa razão que a internet e muitas vezes chamada de supervia da informação. Surgindo durtante a década de 1970, no período da Guerra Fria entre Estados Unidos e a extinta União Soviética, a partir de um projeto Militar, produzida pelo Departamento de Defesa do Estado Norte-Americano, o projeto era criar uma rede de computadores interligados às principais base Norte-Americana, e que pudesse continuar funcionando mesmo que a central de computadores do pentágono fosse destruída por um eventual ataque atômico, levando ao caos as comunicações Militares.
Depois da internet estar em funcionamento, a criação foi estendida às universidades Norte-Americanas, não demorou muito para que países da Europa e Canadá aderissem a essa rede, que passou a funcionar em âmbito mundial. Quando isso aconteceu, a rede ARP anet tornou-se internacional, ganhando a denominação de internet. (FEDELI 2010).
Nos anos 90, para facilitar a navegação pela internet, surgiram grandes programas navegadores, como Internet Explorer da Microsoft e Netscape Navegator. A internet começou a ser usada por vários segmentos sociais, muitos estudantes passaram a buscar informações para pesquisas escolares, desempregados passaram a fazer pesquisas de empregos pelos sites das agências de empregos ou enviar curriculos por e-mail. As empresas descobriram na internet uma eficiente ferramenta para aumentar suas vendas e lucros, fazendo com que tais transações via internet aumentassem, transformando assim a internet um verdadeiro shopping centers vistuais.
...