Pré Projeto de TCC - Estruturação e Ideias
Por: Walcir Franco • 15/1/2017 • Trabalho acadêmico • 1.049 Palavras (5 Páginas) • 500 Visualizações
PRÉ-PROJETO DE TCC
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO
FACULDADE DE LETRAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
TEMA:
« PARIS ET BUENOS BAIRES COMME LIEU VÉCU DANS LA MUSIQUE».
ALUNO:
THAINÁ OLIVEIRA CHEMELO
Belém – PA
2016
THAINÁ OLIVEIRA CHEMELO
TEMA:
« PARIS ET BUENOS AIRES COMME LIEU VÉCU DANS LA MUSIQUE».
Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas como requisito básico para a conclusão do curso de Licenciatura em Francês.
ORIENTADOR:
PROF(a): Cristiane Marques Machado
Belém – PA
2016
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO ......................................
- JUSTIFICATIVA..................................................................................................
- OBJETIVOS..........................................................................................................
- GERAL..............................................................................................................
- ESPECÍFICOS...................................................................................................
- METODOLOGIA DE PESQUISA E PARTE TEÓRICA..............................................................................................................
- CRONOGRAMA...................................................................................................
- REFÊRENCIAS.....................................................................................................
- INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO
Durante muitos anos, Paris e Buenos Aires foram alvos de homenagem em todos os setores artísticos: literatura, música, arte, cinema...
Partindo do desafio de estudar a teoria criada por Yi-Fu Tuan, na tentativa de definir esse sentimento topofílico, à luz da Geografia Humanística, a análise das letras de músicas que homenageiam essas duas cidades se tornou interessante do ponto de vista de pesquisa – só de músicas que homenageiam Paris, encontrei mais de 250!
Escolhi a música para ser o objeto de estudo da minha monografia. A análise se torna importante para determinar, à luz da teoria do espaço vivido recentemente estudada pela Geografia Humanística e da teoria topofílica de Tuan, como cada artista escolhido percebe a cidade em que vive. Os significados, significações e as experiências vivenciadas pelo artista naquele “lugar vivido” – especificadamente Paris e Buenos Aires – dão corpo à este trabalho de análise de letras de músicas famosas, tendo como base teórica – entre outras – sempre a Geografia Humanística. Essa mesma – Geografia Humanística - abordando de maneira diferente da Geografia Tradicional que nós conhecemos, aquela que aprendemos na escola. Aqui o objetivo não é estudar o solo ou a hidrografia dessas cidades – apesar de serem citados durante o trabalho – mas sim, estudar e analisar aquilo que não se vê, que não se toca, o abstrato e o mistério presente nessa relação ser humano/lugar.
- JUSTIFICATIVA:
Além de uma justificativa pessoal, afinal consigo ter a leitura de um “outsider” e de um “insider” (TUAN, 1983) ao mesmo tempo. Vivi durante dois anos em Buenos Aires, o que me permite ter a visão/percepção parecida com a de um nativo, ao passo que nunca estive em Paris, dessa forma, me transformo em uma completa forasteira, uma estrangeira. A justificativa é quase inteira pessoal mas ao mesmo tempo a vontade de “engrossar o caldo” das pesquisas nessa área de estudo do espaço vivido e dos sentidos, principalmente oriundas do sul do país, utilizando da análise de músicas que homenageiam duas cidades aparentemente diferentes, localizadas em continentes diferentes e afastados mas que possuem muitas similaridades, principalmente se olharmos do ponto de vista dos artistas. Não importa qual a sua cidade natal ou aquela que você escolheu viver, o sentimento de tratamento desse lugar como ente querido (CORRÊA, 2001) não se modifica.
- OBJETIVOS
O objetivo central é analisar as letras das músicas homenageando Paris e Buenos Aires, definindo esse espaço geográfico e mostrando a sua transformação, através da análise, de espaço para um lugar vivido. O objetivo é literário, a pesquisa é pura literatura, até mesmo com um toque de abstração. Não há abordagem prática e nem contato com pessoas para o bom transcurso do trabalho.
Para alcançar o objetivo central, é preciso alcançar primeiramente os objetivos específicos. Fomentar bastante bem a explicação da parte teórica: “As Geografias: Tradicional, Cultural e Humanística”; primeiro capítulo, seguido por um segundo capítulo para a explicação da teoria de Yi-Fu Tuan, as definições de visitante versus nativo, a fenomenologia e os cinco sentidos do corpo humano. Para só de essa maneira chegarmos ao objetivo principal, no terceiro capítulo, que é a análise dessas músicas baseando-se em toda a teoria apresentada nos dois primeiros capítulos.
...