Psicologia E Educação
Artigos Científicos: Psicologia E Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deborafeitosa • 23/10/2013 • 2.924 Palavras (12 Páginas) • 275 Visualizações
Faculdade de Ciências Humanas de Vitoria - FAVIX
Instituto de Ensino e Cultura Magister
Departamento Acadêmico de Graduação e Pesquisa
Licenciatura Plena em Pedagogia
PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
BREU BRANCO - PA
2012
EDNALVA SOARES BRANDÃO
JOSEFA DA SILVA E SILVA
LIDIANE OLIVEIRA PAIVA
OCILDA SOARES DE SOUSA
PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
Trabalho apresentado no curso de Graduação do Instituição Magister, para obtenção de parte da nota do Curso de Licenciatura Plena em pedagogia.
Data: __/__/____
Nota:_________
Professora: Fátima Amorim
______________________________
______________________________
BREU BRANCO - PA
2012
Sumário
Introdução............ .......................................................................................04
1. Psicologia e Educação.............................................................................05
2. Integração organismo-meio.....................................................................06
3. Integração afetiva-cognitiva-motora.......................................................08
4. Afetividade.......................................................................................... 11
5. Emoção............................................................................................... 11
6. Paixão..................................................................................................... 13
11.Considerações Finais............................. ............................................... 14
12. Bibliografias...................................... .................................................. 15
Introdução
O objetivo primeiro deste texto é expor conceitos fundamentais da teoria walloniana para a compreensão da dimensão afetiva e de sua relevância no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Outro objetivo é suscitar reflexões sobre a prática daqueles que forem afetados pelo texto.
O texto também discute conceitos fundamentais da teoria walloniana para a compreensão da dimensão afetiva e sua relevância no desenvolvimento do processo ensino — aprendizagem. A primeira parte analisa o processo ensino — aprendizagem como unidade, na qual a relação interpessoal professor-aluno é fator determinante. Na segunda, é justificada a escolha dessa teoria para iluminar a questão da afetividade no processo ensino-aprendizagem. Na terceira, é discutido o conjunto afetividade em seus vários componentes (emoções, sentimentos e paixão), bem como o seu papel nos diferentes estágios de desenvolvimento. Finalmente, é apresentado um quadro com as principais características dos estágios.
Psicologia e Educação
Falar que a escola deve proporcionar formação integral (intelectual, afetiva e social) às crianças é comum hoje em dia. No início do século passado, porém, essa idéia foi uma verdadeira revolução no ensino. Uma revolução comandada por um médico, psicólogo e filósofo francês chamado Henri Wallon. Sua teoria pedagógica, que diz que o desenvolvimento intelectual envolve muito mais do que um simples cérebro, abalou as convicções numa época em que memória e erudição eram o máximo em termos de construção do conhecimento.
Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas idéias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa. Militante apaixonado (tanto na política como na educação), dizia que reprovar é sinônimo de expulsar, negar, excluir. Ou seja, “a própria negação do ensino”.
As emoções, para Wallon, têm papel preponderante no desenvolvimento da pessoa. É por meio delas que o aluno exterioriza seus desejos e suas vontades. Em geral são manifestações que expressam um universo importante e perceptível, mas pouco estimulado pelos modelos tradicionais de ensino.
É difícil abranger, com uma só teoria, toda a complexidade dos fenômenos estudados; se, por um lado, ela ilumina alguns aspectos desses fenômenos, outros ficam obscurecidos.
Os conceitos, princípios e direções expressos na teoria de desenvolvimento de Henri Wallon são instrumentos que nos auxiliam na compreensão do processo de constituição da pessoa, no movimento que vai do bebê ao adulto de sua espécie, conforme os modelos que a cultura do seu tempo disponibiliza.
A teoria de desenvolvimento de Henri Wallon é um instrumento que pode ampliar a compreensão do professor sobre as possibilidades do aluno no processo ensino-aprendizagem e fornecer elementos para uma reflexão de como o ensino pode criar intencionalmente condições para favorecer esse processo, proporcionando a aprendizagem de novos comportamentos, novas idéias, novos valores. Na medida em que a teoria de desenvolvimento descreve características de cada estágio, está também oferecendo elementos para uma reflexão para tornar o processo ensino-aprendizagem mais produtivo, propiciando ao professor pontos de referência para orientar e testar atividades adequadas aos alunos concretos que tem em sua sala de aula. A identificação
...