Questões Contexto Ler e Escrever Estratégia de Produção Textual
Por: Beatriz Silva • 26/11/2021 • Trabalho acadêmico • 866 Palavras (4 Páginas) • 175 Visualizações
Beatriz da Silva Oliveira RGM: 46445
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever – estratégia de produção textual. Cotexto e Contexto. 2ª ed. São Paulo, Contexto, 2015.
- O que é texto?
Texto é um evento sócio comunicativo que ganha existência dentro de um processo interacional. Todo texto é resultado de uma coprodução entre interlocutores, o que distingue o texto escrito do falado é a forma como tal coprodução se realiza.
- O que é contexto imediato?
É o contexto que integra os participantes, local e tempo da interação, objetivo da comunicação e meio de propagação.
- O que é contexto mediato?
Aspectos que compreendem o entorno sócio histórico e cultural.
- O texto é valido em qualquer contexto? Quais suas ações?
De acordo com o que é retratado no livro, o texto não é valido em qualquer contexto, visto que o contexto pode modificar o sentido do texto a qualquer momento. Um bom exemplo é a charge com uma casa luxuosa e com vários empregados a disposição alegando ir a uma passeata contra a concentração de renda e discriminação social.
A mulher seria o texto que não cabe de forma coerente na participação de uma passeata deste tema.
- O que devemos levar em conta nas situações de interação?
Verificar as relações, referências, descobrir os propósitos comunicativos propostos no texto, “para que” do texto.
- O que é necessário para a compreensão do texto?
Conhecer previamente o gênero textual proposto, informações e vivências a respeito de aspectos sociais, culturais e históricos extratextuais para uma melhor compreensão.
- Quais são os diversos tipos de textos que as crianças têm acesso, hoje?
Textos que retratam uma rotina sem muitas brincadeiras, em torno de tecnologias, videogames, prédios altos e com pouco espaço para desenvolver brincadeiras e limitação na convivência com outras crianças.
- Quais são alguns traços constitutivos do contexto mediato?
Aqueles fatores dispostos num texto que nos proporciona ter noção do tempo que está sendo retratado, à época, geração, hábitos daquele período, personagem e idade, a configuração como um todo. Um exemplo citado no livro é a música “Doze anos” de Chico Buarque, onde o cantor retrata seu período de infância, brincadeiras que tinha, entre outros aspectos.
De forma resumida, são os elementos linguísticos no texto, aspectos extralinguísticos: tais como participantes, atividades realizadas, quadro espaço-temporal, aspectos sociais, históricos e culturais.
- Comente sobre a configuração e reconfiguração do texto.
A reconfiguração acontece de forma induzida pelo autor que nos deixa pistas, ou nos dá informações complementares à primeira configuração. De forma resumida, se tem uma configuração inicial, e no meio do texto aparecem fatores que nos proporcionam essa reconfiguração, ajuste ou até mudança da ideia primária (mudança de opinião/ estratégias de sinalização textual).
- Comente sobre a possibilidade de avaliar o que é ou não adequado do ponto de vista dos modelos interacionais construídos culturalmente.
Avaliamos o que é adequado ou não levando em conta os elementos do texto, os personagens, se atitudes não coerentes com estes personagens. Foi possível verificar isso com os exemplos citados no livro, como a análise de uma obra por uma criança e um especialista, a hipocrisia da mulher rica, com uma casa luxuosa e com vários empregados a disposição alegando ir a uma passeata contra a concentração de renda e discriminação social.
- Comente sobre a possibilidade de explicar ou justificar o que foi dito e o que não foi dito no texto.
De acordo com o livro, a possibilidade para explicar ou justificar algo que foi dito se faz presente quando existe um questionamento, diálogo ou aspecto proposto no texto que tem uma resposta a um primeiro momento sem sentido para o leitor, que precisa parar, analisar e compreender a partir de conhecimento prévio de assuntos extratextuais.
...