Relatorio de Estágio Ensino Médio
Por: kailanny • 22/6/2023 • Trabalho acadêmico • 13.274 Palavras (54 Páginas) • 90 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
1 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS 7
2 RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 10
3 RELATO DA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DA ESCOLA PARA O ENSINO DA DISCIPLINA 12
4 RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE 15
5 RELATO DE REUNIÃO PEDAGÓGICA OU CONSELHO DE CLASSE 17
6 RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO DA DISCIPLINA 19
7 RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA 21
8 RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR 23
9 RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA 24
10 DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO 26
11 PLANOS DE AULA 35
12 RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE AULA AO PROFESSOR 48
13 DIÁRIOS DE REGÊNCIA 50
14 AUTOAVALIAÇÃO DO ESTAGIÁRIO 60
CONSIDERAÇÕES FINAIS 62
REFERÊNCIAS 64
INTRODUÇÃO
Este trabalho é um relatório de estágio supervisionado desenvolvido para o curso de letras, e realizado no Município de Santa Cecilia - Ensino fundamental e médio, em uma turma do 1º ano do ensino médio.
Sua realização contou com diversas etapas que permitiram conhecer melhor o colégio escolhido para o estágio, bem como seu projeto político pedagógico, os funcionários e seu modo de funcionamento. Assim foram desenvolvidas leituras e análises de livros como e documentos como o PPP e BNCC e mais algumas análises semelhantes. Também houve participação em conselho de classe, observações nas salas de aula do ensino médio, entrevista coma professora regente do estágio, desenvolvimento de planos de aula para a série escolhida para regência, a regência e por fim o relato da mesma.
O estágio foi realizado visando uma experiência prática do aprendizado teórico do curso de letras, proporcionando experiências e momento únicos de análise e reflexão ao acadêmico em relação ao cotidiano escolar, tanto fora como dentro da sala de aula. Sua realização é importante, pois permite ao estagiário o conhecimento, a análise, a reflexão e o entendimento do que é a prática acadêmica.
- RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Com relação ao relato das leituras obrigatórias o primeiro texto analisado é a Base Nacional Comum Curricular: Língua Portuguesa - Ensino Médio. Este é um documento oficial de criação do MEC, onde são definidos um conjunto de aprendizagens significativas que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo de sua escolaridade.
No ensino médio os alunos já tem capacidade de participar significativamente de várias práticas sociais onde a linguagem está envolvida, visto que dominam determinados gêneros textuais em campos de atuação sociais diferentes do ensino fundamental e por isso possuem maiores habilidades de uso das linguagens. Assim cabe a esta etapa da educação o aprofundamento da análise sobre as linguagens e como elas funcionam. Assim, frente às práticas atuais de linguagem há mais destaque para as culturas juvenis e digitais, os multiletramentos e os letramentos novos, as interações e atividades desenvolvidas dentro das mídias, os processos pelos quais circulam informações e a hibridização dos papéis dentro desse contexto, e que já foram explanados na etapa do ensino fundamental. E para dar continuidade à promoção do desenvolvimento das habilidades referentes ao trato de opiniões e informações também é necessário que o desenvolvimento de habilidades que tornem possível tratar com o debate de ideia e do diverso. Mas tudo deve ser pautado pela ética e pelo respeito, rejeitando os discursos de ódio.
Quanto aos campos de atuação pode-se dizer que estes possuem tanta importância quanto os eixos temáticos para organizar habilidade e objetivos. Estes correspondem se relacionam aos propostos nas duas fases de ensino fundamental. Os campos de atuação das práticas de linguagem da língua portuguesa no ensino médio são o campo da vida pessoal cuja intenção é funcionar como um espaço de articulações e sínteses de aprendizagens dos outros campos que estão a serviço dos projetos de vida dos alunos. O campo artístico literário que visa ampliar o contato e a análise fundamentada de questões artísticas e culturais. Há ainda o campo das práticas de estudo e pesquisa que destacam habilidades e gêneros envolvidos na escuta, escrita e produção textual de várias páreas do conhecimento e para procedimentos e habilidades existentes no estudo. Tem o campo de atuação jornalístico- midiático e por fim o campo de atuação na vida pública que amplia a participação em ambitos diferentes da vida pública, a dominação de textos legais básicos, a defesa dos direitos e o debate e as discussões das ideias.
Em relação às habilidades, considerando que várias delas foram desenvolvidas no ensino fundamental, assim como certo grau de autonomia refrente a práticas de linguagem, no ensino médio estas passam apresentadas e requeridas por práticas sociais que misturam escuta leitura, tomada de nota e fala ao mesmo tempo e se organizam nos cinco campos de atuação.
Já os objetos do conhecimento abordam diversos conteúdos, processos e conceitos a serem trabalhados no contexto da língua portuguesa no ensino médio e que possam ampliar a compreensão da língua e linguagem.
...