Resenha Crítica Do Artigo Gêneros E Formatos Jornalísticos: Um Modelo Classificatório
Por: franklinsuper • 18/9/2023 • Resenha • 354 Palavras (2 Páginas) • 83 Visualizações
Resenha Crítica do artigo Gêneros e formatos jornalísticos: um modelo classificatório
Marques de Melo, José; De Assis, Francisco. Gêneros e formatos jornalísticos: um modelo classificatório. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (INTERCOM), 2016.
Resenhado por __________________¹
O artigo Gêneros e formatos jornalísticos: um modelo classificatório, de José Marques de Melo e Francisco de Assis, publicado pela Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (INTERCOM), em 2016, é resultado das pesquisas para a defesa de que as mensagens jornalísticas devam ser entendidas de acordo com a subdivisão em dois estágios: os gêneros e os formatos a eles submetidos. Buscando organizar os padrões de classificação, evitando assim, julgamentos imprecisos.
A obra é mais analítica/descritiva, e usa principalmente dados de fontes externas e citações de autores diversos em seus textos, que demonstram como ocorre a classificação dos gêneros, como são considerados e como se consistem. Em suas 18 páginas, os autores se apoiam principalmente nas idealizações de Bakhtin, Denis McQuail e nas pesquisas de Marques de Melo, que mostram que os gêneros são classificados em primários e secundários, e devem ser considerados como artifícios instrumentais que auxiliam a indústria midiática a produzir conteúdo.
Ademais, ambos os autores discorreram e argumentarem de forma coerente, o artigo foi embasado em pesquisas e alusões em estudiosos influentes na área. Houve a utilização de exemplos estrangeiros como gender e genre segundo Moris (1973, p.548-550), apresentação das principais funções midiáticas e a teoria funcionalista. Outrossim, Marques de Melo também citou sua classificação dos formatos, tornando o texto necessário e adequado para o estudo na área.
Por fim, o autor acaba concluindo que as reflexões sobre os gêneros e formatos só fazem sentido se servirem de ajuda para produzir e acompanhar as produções.
Certamente, o artigo é rico em dados, exemplos internacionais e atuais, útil para entender a divisão dos gêneros, as categorias de conteúdo, e os formatos jornalísticos (informativo, opinativo, interpretativo, diversional e utilitário), tornando a obra favorável e necessária para instruir-se sobre tal conhecimento técnico, sendo indicado principalmente para alunos das áreas de humanas e linguagens que desejam obter tal conhecimento abordado.
[pic 1]
¹Estudante do 1° período do curso de Bacharelado em Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).
...