Resenha: Filhos do silêncio
Por: Emili Braga • 10/4/2017 • Resenha • 715 Palavras (3 Páginas) • 2.909 Visualizações
[pic 1] FJC- Faculdade João Calvino.
Resenha:
Filme Filhos do Silêncio
Handa Haines.
Docente: Profª. Esp. Lana Karina Nascimento Novaes
Discente: Emili Braga Novaes
Curso: Pós Graduação em Libras e Educação do Deficiente Auditivo.
16 de abril de 2013.
Emili Braga Novaes
Filme: Filhos do Silêncio.
Este trabalho corresponde à disciplina Desenvolvimento Humano e Aprendizagem, apresentado a Faculdade João Calvino, no curso de Pós- Graduação, em Libras e Educação do Deficiente Auditivo, sob a orientação da Profª. Esp. Lana Karina Nascimento Novaes, para fins avaliativos.
Jequié-ba
16 de abril de 2013
Resenha:
O filme “Filhos do silêncio” apresenta uma abordagem de comunicação total, onde se estimula o uso concomitante de códigos manuais e a língua oral, sendo contínuo esforço do personagem central do filme, o professor James Leeds que com uma metodologia inovadora propõe mudanças na pedagogia da escola, onde se envolve com Sarah Norman aluna surda concluinte e passa a entender melhor as dificuldades dos surdos.
Observa-se no referido filme, a dificuldade de um surdo de se relacionar socialmente e/ou no seu próprio lar, onde Sarah é desrespeitada pelos amigos da irmã durante sua adolescência e, por isso, tem certa resistência para relacionar-se com o Professor, o que é considerado ainda pior é o péssimo relacionamento com sua mãe, já que foi menosprezada por ela e por seu pai por ser surda. Por esses motivos de Sarah prefere fechar-se em seu próprio mundo. Vale citar ainda o aparecimento do preconceito nítido no filme pelo personagem Sr. Bach, o direito da escola, onde comunga da ideia que os surdos não são capazes, onde ele deposita o credito da mudança de Sarah ao professor Leeds, por estarem juntos, ele diz que foi Leeds que mudou ou formatou a Sarah, em um dos seus discursos o diretor afirma para Leeds: “mas ninguém está querendo mudar o mundo por aqui”... apenas tentando ajudar algumas crianças surdas... todo o resto é deslumbramento. Em outra cena é notório mais uma vez o preconceito para com os surdos, no restaurante quando ocorre o primeiro encontro entre Sarah e Leeds à postura do garçom questionada pela própria Sarah evidencia o preconceito que o surdo tem que enfrentar constantemente em suas interações sociais. Cabe aqui uma reflexão da importância do conhecimento de Libras em todos os âmbitos sociais e não apenas em sala de aula.
No que se refere à comunicação total, nota-se que a classe de Leeds é de Linguagem, importante observar que o professor apresenta a não convencionalidade na metodologia estabelecida. Temos no filme alguns momentos bem claros da metodologia utilizada pelo professor como exemplo o primeiro encontro; a brincadeira do encerramento da aula para identificar os alunos que dominavam a leitura orofacial, a utilização do espelho como recurso para o aprendizado da oralização, igualmente a música que começou ensinando com amplificação sonora para Lydia e para os demais alunos, são elementos próprios da comunicação total. A procura da mãe de Sarah evidencia um dos pilares da comunicação total que é o papel da família na criação da subjetividade, isto está presente na apresentação dos dias dos pais que produziu um novo olhar do pai do Jim após vê-lo cantando.
...