Resenha Leitura e Compreensão
Por: Patrícia Serrati • 11/10/2022 • Resenha • 305 Palavras (2 Páginas) • 120 Visualizações
[pic 1]
Resenha conclusiva - contribuição da atividade para o curso.
Nome do aluno: PATRÍCIA SERRATI KENNE
[pic 2]
Curso: LÍNGUA PORTUGUESA: COMPREENSÃO DE TEXTO, com carga horária de 60 horas, finalizado em: 21/02/22 CPF:00204974052 Data da atividade: Número de horas (conforme o documento de comprovação) 60 h Atividade (tipo conforme a tabela):
Breve descrição da atividade complementar realizada:
Desde a década de oitenta, quando a concepção construtivista começou a fazer parte dos ambientes educacionais, houve um redimensionamento no modo de pensar o processo de ensino e aprendizagem. O modelo tradicional que enfatiza a acumulação passiva de conhecimentos passa a ser substituído, pelo menos em teoria, por um modelo que enfatiza a ação, a interação e a produção. As práticas pedagógicas construtivistas, conforme ressaltam Isabel Solé e César Coll em “O construtivismo na sala de aula” (Trad. Cláudia Schilling. São Paulo: Ática, 1999), são norteadas por um conjunto articulado de princípios, parâmetros e diretrizes fundamentados nas teorias psicológicas do desenvolvimento e da aprendizagem que defendem que o aluno exerce o papel principal no processo de ensino-aprendizagem e é o construtor ativo do seu próprio conhecimento. Isto implica que o professor não seja mais reconhecido como transmissor de conhecimentos, mas como aquele que estimula a autonomia do aluno e cria as oportunidades de descoberta.
Breve análise crítica com pontos negativos e positivos, e a relação com o curso:
Os autores ressaltam, ainda, que o ensino de estratégias precisa ser realizado em um contexto (de conflitos, de necessidades, de dúvidas) significativo para os alunos e deve estar em consonância com os objetivos que guiam a leitura do texto. O artigo não fornece explicações detalhadas, mas apenas um esboço das principais estratégias de leitura. Um modelo interativo, que faz o leitor assumir uma postura mais ativa e autônoma diante do texto e, consequentemente, dirigir e controlar a sua própria aprendizagem.
...