Resenha Tristão e Isolda
Por: Emmannuelly • 5/7/2018 • Resenha • 748 Palavras (3 Páginas) • 330 Visualizações
Resenha Crítica do Romance de Tristão e Isolda
O Romance de Tristão e Isolda é uma novela de cavalaria de uma antiga lenda celta, que teve sua primeira edição em 1988, porem em 2014 foi adaptado por Adolphe Joseph Bédier, pela editora WMF Martinsfontes, São Paulo 2014. O livro por sua vez é dividido em dezenove capítulos que retrata as aventuras e perigos de um jovem casal, o cavaleiro da Bretanha com a fiha do Rei da Irlanda, que se apaixonam e enfrentam diversos impasses sociais por um amor impossível que termina de maneira trágica.
Tristão nasceu do fruto do amor do Rei Rivalen e a Rainha Banchefleur, e recebeu este nome porque sua mãe estava em profunda tristeza pelo fato de ter perdido seu marido para uma batalha. Após seu nascimento sua mãe faleceu e ele foi criado por Rohalt que lhe ensinou todas as habilidades de um cavaleiro. O jovem foi sequestrado por comerciantes da Irlanda e logo em seguida abandonado na Cornualha onde mora seu tio o Rei Marc, onde duelou com o gigante Morholt e o venceu para que fossem sanados os tributos que seu tio tinha com o Rei da Irlanda.
Entretanto, havia quatro barões aliados do Rei Marc que não aprovavam o fato de Tristão ser o único herdeiro do rei, então Tristão foi à busca da Bela dos Cabelos de Ouro, e assim duelou com o dragão e em troca levou a Isolda a Loura para que se casasse com seu tio, só que no caminho eles acabaram tomando um vinho com ervas preparado pela mãe de Isolda e se apaixonaram. Isolda se casa com o rei Marc e ela e Tristão se tornam amantes, até que são descobertos e Tristão foge. Depois que ele vai embora acaba por andar sem rumo e ajuda um rei da Bretanha a recuperar suas terras e como recompensa casa com sua filha Isolda das Brancas Mãos, Isolda a Loura descobre fica desolada de tal maneira que Tristão vai ao seu encontro e ela o ignora, então ele regressa a Bretanha e chegando lá guerreou com sete irmão e os matou para ajudar Kaherdin, mas acabou ferido por uma lança envenenada, onde ninguém conseguiu reverter o feitiço e desde então ele foi ficando cada vez mais debilitado, e diante desta situação pediu que Kaherdin fosse atrás de Isolda a Loura e a trouxesse para vê-lo, e sua então esposa escutou e prometeu vingança contra Tristão. Passados alguns dias seu cunhado retornou com Isolda a Loura, porém Isolda das Brancas Mãos para se vingar disse que ela não havia vindo e então ele veio a falecer de tanta tristeza, Isolda a Loura chegou se pôs ao lado do corpo de Tristão o abraçou e acabou por morrer de dor. O rei Marc ficou sabendo da morte dos amantes, e foi até Bretanha buscar os corpos, e quando retornou ordenou que sepultassem um a esquerda da capela e outro a direita e da tumba de Tristão durante a noite brotava um espinheiro lindo e forte que passava por cima da capela e se enterrava no tumulo de Isolda.
Este livro retrata a história de amor de Tristão e Isolda, um romance medieval que acaba por influenciar na criação de outras obras literárias. O Tristão é retratado como um herói destemido e forte que duela com gigante, dragão e que nos remete bem a era medieval, ele também se destaca por ser muito fiel ao seu senhor, porem o amor faz com que ele traia essa lealdade, a trama também conta com os cavaleiros que tinham essa característica de serem destemidos, honrados e leais. Já as mulheres eram astutas, belas, vingativas,
...