Resumo: Produção de Leitura e Escrita Numa Cultura Neoliberal
Por: Milena Carvalho • 29/11/2016 • Abstract • 274 Palavras (2 Páginas) • 488 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB RECONHECIDA PELA PORTARIA MINISTERIAL Nº 909 DE 31–07–95 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – DEDC CAMPUS II – ALAGOINHAS COLEGIADO DE LETRAS |
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
CRUZ, Maria de Fátima Berenice da. Produção de leitura e escrita numa cultura neoliberal . In:_Leitura Literária Na Escola: Desafios e perspectivas de um leitor. Salvador: EDUNEB, 2012. p. 25-51.
RESUMO: No texto, é exposta uma realidade que, por vezes, não se é percebida de imediato pelas pessoas: a influência da cultura neoliberal na sociedade, no ambiente escolar, nas aulas e, consequentemente, nos docentes e discentes. Características vindas dessa doutrina estão impregnadas na prática pedagógica brasileira e tornam-se visíveis durante todo o texto: incentivo a competitividade e ao individualismo, com foco no desenvolvimento de habilidades individuais visando somente o mercado de trabalho; e a educação em si que naturalmente deveria ser um direito coletivo torna-se um objeto a ser “consumido” por aqueles que podem adquiri-lo, o aluno passa a ser o “consumidor” desse conhecimento e o professor, o “mercado” que o fornece. Esse cenário descrito no texto, segundo a autora, chega a ser um meio para “recrutar” futuros profissionais em potencial para sustentar o sistema capitalista, além de “sufocar” ideais democráticos e conscientização social vinda dos estudantes. Tudo isso torna-se empecilhos para o verdadeiro aprendizado do aluno, que o faz só reproduzir ideias sem refletir em torno delas. Chegando ao real objetivo da dissertação, a autora propõe a prática de leitura literária como meio de despertar uma visão crítica, interpretativa e empática da vida para o aprendiz.
PALAVRAS-CHAVE: Docente, neoliberalismo, aprendizagem.
Milena Carvalho Lisboa[1]
...