SOCIOLINGUÍSTICA: OS NÍVEIS DE FALA
Por: Isa Flavia • 14/10/2018 • Resenha • 1.137 Palavras (5 Páginas) • 1.388 Visualizações
“SOCIOLINGUISTICA OS NIVEIS DE FALA” DINO PRETI
Resenha capitulo 1 : A sociolingüística e o fenômeno da diversidade na língua de um grupo social.
Livro lançado em 1974 pela editora Companhia Nacional, com quatro capítulos,Dino Fioravante Preti é professor e lingüista brasileiro, um dos introdutores da sociolingüística no Brasil e pioneiro dos estudos sobre a Oralidade e Análise da conversação.
Após muitos questionamentos em relação à língua oral e escrita, Dino Preti demonstra as duas modalidades tem muita proximidade, fazendo assim analises dos fatores socioculturais e suas ligações com a língua oral.
A língua como um todo já tem sido demonstrado como um caráter social, como um sistema de signos convencionais, sendo muito importante nas relações humanas, pois o seu estudo envolve processos científicos de pesquisas modernas, no qual liga as mais novas ciências e tecnologia como é citado à cibernética.
Sociedade e língua sempre tiveram uma relação, desde o nascimento, o mundo dos signos cerca suas inúmeras possibilidades, a partir do momento da imitação e a associação, logo o começo da formação das mensagens.
Nossa vida é repleta de imagens, sons, gestos, que são transmitidas por diversos locais como a televisão, cinema, telefone, musica, arte, radio, é através desses contatos que podemos nos atualizar e compreender suas singularidades.
É fato que por meio das relações diárias e as atividades com a comunidade podemos ser envolvidos em um fluxo informações tanto oral, escrita e ter conhecimentos na vida cultural, cientifica e literária. A língua com sua capacidade de ser um elemento de interação entre homem e sociedade, é através dela que a realidade se transforma em signos, no qual se faz associações dos significantes sonoros a significados arbitrários, logo se desenvolvendo a comunicação lingüística.
O estudo da língua liga-se a sociologia, pois suas manifestações em sociedade abrem novos caminhos para pesquisas, assim tendo a sociolingüística que estuda as relações entre as variações lingüísticas e as sociológicas. Esse estudo teve um grande desenvolvimento nos Estados Unidos nas décadas de 50 e 60, que tinha a necessidade de maior aproximação a outros povos para um conhecimento melhor e mais profundo daquela sociedade. Na época se fazia estudos da língua dos índios americanos, que chamou atenção pelo processo de maior aculturação e evangelização daquela sociedade primitiva.
As relações sobre a sociolingüística e a sociologia se envolvem de modo que a língua e a sociedade são um conjunto que andam juntas, pois a vida não teria sentido se simplesmente tivéssemos o poder de aprender e não soubermos expressar esse entendimento através da linguagem e da comunicação. Resumidamente podemos ir longe através da linguagem do nosso conhecimento.
Para William Bright, a sociolingüística estuda alem das relações entre língua e sociedade, pois sua finalidade tem como comparação as estruturas sociais e suas diversidades na sociolingüística, que identifica dimensões que se relacionam sendo a dimensão do emissor, a do receptor e a da situação ou contexto. Há muitas tentativas de classificar esses fatores extralinguistícos, que tem como influência o modo de falar, e o envolvimento em situações geográficas, históricas, econômicas, políticas e sociológicas. Essa problemática esta ligada ao fenômeno de comunicação, em que estampa os problemas de relacionamento entre falante –ouvinte -situação.
Essas diferenças debate para um olhar mais profundo para os estudos dos níveis da fala, que se refere a fatores que agem no contexto social, a posição do locutor, sua origem e idade. O livro também expõe a idéia da importância do condicionamento social, que coloca a propaganda, como uma aproximação da língua para mais perto do publico consumidor, procurando variações de língua identificação com o consumidor ouvinte. Tudo isso colaborou e muito para compreensão do que é certo ou errado na língua, aceitando agora comunidades padrões que antes eram excluídos, o que fez desmascarar a chamada linguagem padrão que conhecemos hoje.
Coloca também o nível de conhecimento linguistíco que é expressado no momento em que o individuo
...