Surdez
Tese: Surdez. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pedritapaola • 10/11/2013 • Tese • 2.593 Palavras (11 Páginas) • 556 Visualizações
A atividade consiste na elaboração de um texto argumentativo-reflexivo que faça uma análise crítica do atual cenário brasileiro para as pessoas surdas, justificando as dificuldades no que tange à acessibilidade, ao avanço realizado e ao que ainda precisa ser feito.
Passo 1: Para a análise e reflexão das barreiras enfrentadas pelas pessoas surdas você deve ler e analisar os seguintes materiais:
• UNIVERSO ONLINE UOL, Casal de surdos ganha indenização de cinema que não tinha 'Shrek' legendado em Belo Horizonte. UOL notícias cotidiano, Belo Horizonte, 29 out. 2012. Disponível em:<http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/10/29/casal-de-surdos-ganha-indenizacao-de-cinema-que-nao-tinha-shrek-legendado-em-belo-horizonte.htm>. Acesso em: 14 abr. 2013. Se preferir clique aqui.
• SOUZA, M. Cursinho nega intérprete para aluna surda matriculada no centro de São Paulo. UOL, São Paulo, 02 fev. 2013. In: MOURA, S. Blog Educação Bilíngue no Brasil: multilinguismo, interculturalidade e línguas no Brasil. Disponível em: <http://networkedblogs.com/HQYUP>. Acesso em: 15 abr. 2013. Se preferir clique aqui.
• OLIVEIRA, V.; CASTRO, N. Sem intérprete, universitária surda é impedida de ir às aulas. Campo Grande News, Campo Grande, 21 jan. 2013. Disponível em: <http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/sem-interprete-universitaria-surda-e-impedida-de-ir-as-aulas>. Acesso em: 15 abr. 2013. Se preferir clique aqui.
• STUMPF, M. R. Mudanças estruturais para uma inclusão ética. In: QUADROS, R. M. (Org.). Estudos surdos III. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2008, p. 14-29. Disponível em: <http://editora-arara-azul.com.br/estudos3.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2013. Se preferir clique aqui.
Dica: Os materiais indicados podem ser apenas o começo de seus estudos, que podem ser aprofundados com as indicações feitas no Saiba Mais. Clique aqui
Passo 2: Este é o momento em que você deve dialogar com seus colegas, compartilhando suas análises e reflexões, especificamente sobre a análise dos artigos indicados no Passo 1. Sendo assim, acesse o Fórum Geral do Ambiente Virtual de Aprendizagem e discuta as seguintes questões:
• Por que ainda existe resistência em promover a acessibilidade para as pessoas surdas?
• Qual o papel da LIBRAS para a acessibilidade das pessoas surdas à sociedade como um todo?
Dica: O Fórum Geral é uma ferramenta assíncrona, isto é, as respostas não são postadas em tempo real. É um meio de comunicação que possibilita a interação, através da discussão coletiva de um determinado tópico. Então, acesse o fórum!
Passo 3: Com base em seu conhecimento adquirido durante as aulas 01, 02, 03, 04 e 05 desta disciplina de LIBRAS, nos artigos sugeridos no Passo 1 e na discussão realizada no Fórum Geral, você deve desenvolver um texto argumentativo-reflexivo seguindo o seguinte roteiro:
• Capa (com nome, RA e Título, se houver).
• Contextualização da condição das pessoas surdas na sociedade atual, realizando uma comparação entre o passado e o presente e indicando a importância da língua de sinais para a comunidade surda.
• Indicação e Descrição de, pelo menos, 3 conquistas alcançadas pela comunidade surda e 3 obstáculos que ainda precisam ser superados. Associar pelo menos 2 exemplos aos artigos indicados no Passo 1.
• Proposta de criação de pelo menos uma ação, meta ou recurso (seja tecnológico, educacional, político, etc) para a acessibilidade da comunidade surda à sociedade.
• Considerações Finais.
• Referências Bibliográficas e indicação dos textos analisados (em formato ABNT). Você pode utilizar tanto as referências citadas aqui, como o livro texto ou outras que você encontrar em suas pesquisas. As normas da ABNT estão disponíveis em: <http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/Arquivos/17_referencia.htm>. Acesso em: 22 nov. 2012.
Casal de surdos ganha indenização de cinema que não tinha 'Shrek' legendado em Belo Horizonte
Um casal de surdos entrou na Justiça contra o Cineart Multiplex porque não encontrou o filme "Shrek" legendado no cinema do Shopping Cidade, em Belo Horizonte. Os dois alegaram no processo que foram comemorar o aniversário de namoro, em 2010, mas no dia e no horário escolhidos por eles não havia nenhuma sessão legendada do filme.
O juiz Fabrício Simão da Cunha Araújo, do Juizado Especial das Relações de Consumo, condenou a empresa a pagar R$ 10 mil como dano moral à deficiente auditiva e outros R$ 10 mil como parcela pedagógica. O último valor será destinado à Creche Agostinho Cândido de Souza, que fica na capital mineira.
Os dois autores ajuizaram ações separadas, sendo que no caso do deficiente, um juiz julgou improcedente o dano moral, em 2011. Este mês, Cunha Araújo teve um entendimento diferente e condenou o Cineart dando à mulher o direito de indenização. A empresa informou que irá recorrer da decisão, que é de primeira instância.
No processo, a surda juntou a grade exibições da Cineart e fotos dos filmes em cartaz na data em que compareceu ao cinema, comprovando que não havia sessão legendada para o filme escolhido.
Ela e o namorado fizeram um boletim de ocorrência em uma delegacia no dia do ocorrido. O Cineart afirma que havia uma sessão legendada à noite, mas o casal escolheu ir ao cinema à tarde, quando não encontrou o filme do jeito que gostariam.
A empresa de cinema contestou o pedido de indenização alegando que a jovem não provou os danos materiais e morais sofridos. De acordo com o advogado do Cineart, Erasmo Cabral, a ausência do filme com legenda não tem relação com a deficiência do casal, é apenas uma questão de oferta.
Ele explica que havia informações suficientes sobre as sessões, por isso os deficientes não foram enganados. De acordo com o advogado, não está previsto em lei que deve haver sessão legendada em todos horários, dias e salas. O Cineart tentou conciliação oferecendo ingresso em outras sessões para o casal, mas não conseguiu impedir o andamento da ação.
Decisão
O juiz Cunha Araújo argumentou na decisão que é dever das empresas disponibilizar, ainda que em quantidade mínima, salas e filmes legendados, para assegurar o acesso efetivo da totalidade das pessoas, especialmente dos deficientes auditivos. Ele ressaltou que a inexistência de regulamentação específica quanto ao percentual mínimo de filmes legendados não impede a proteção
...