Surdez
Artigos Científicos: Surdez. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deborapedagoga • 17/11/2013 • 377 Palavras (2 Páginas) • 508 Visualizações
A lingua brasileira de sinais foi oficializada em abril de 2002 e desde então novos caminhos foram abertos para a comunidade surda. A língua de sinais é o idioma natural dos surdos. Pois um dos maiores prejuízos causados pela surdez é a comunicação natural que existe entre as pessoas. E pensando no desenvolvimento da comunidade surda, a LIBRAs vem sendo introduzida por profissionais devidamente preparados na formação de crianças. Mas para isso existe a necessidade que a surdez seja diagnosticada o quanto antes para que prejuízos maiores nao se acarretem na vida social . A família também deve ser orientada para que saibam interagir criando assim condições para a integração social efetiva .
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados.
Parágrafo único. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
Art. 2o Deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais - Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.
Art. 3o As instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, de acordo com as normas legais em vigor.
Art. 4o O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, conforme legislação vigente.
Parágrafo único. A Língua Brasileira de Sinais - Libras não poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa.
Art. 5o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 24 de abril de 2002; 181o da Independência e 114o da República.
...