TECNOLOGIA ASSISTIVA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Por: Eridi Moura • 11/6/2021 • Trabalho acadêmico • 840 Palavras (4 Páginas) • 242 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA- UFRB
CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM ENERGIA E SUSTENTABILIDADE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM AMBIENTE, TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE.
TECNOLOGIA ASSISTIVA NA PERSPECTIVA DA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
FEIRA DE SANTANA-BA
13/10/2019
INTRODUÇÃO
As Tecnologias da Informação e Comunicação vêm colaborando de forma significativa no aperfeiçoamento e desenvolvimento de softwares e equipamentos de hardware, no sentido de simplificar o acesso e a inserir socialmente o individuo com deficiência. O trajeto é longo mais já progredimos muito com as políticas públicas e o comprometimento das escolas e das comunidades.
Tecnologia Assistiva é uma expressão nova, que se refere a um conceito ainda em pleno processo de construção e sistematização, no entanto, remonta aos primórdios da história da humanidade ou até mesmo da pré-história. Onde qualquer pedaço de pau utilizado como uma bengala, por exemplo, caracteriza o uso de um recurso de Tecnologia Assistiva.
[pic 1]
Segundo o Comitê de Ajudas Técnicas – CAT, instituído pela Port. Nº 142, de 16 de novembro de 2006, propõe o seguinte conceito para a Tecnologia Assistiva: “Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social".
Atualmente no Brasil contamos com vários softwares tais como o DOSVOX, que é um sistema para microcomputadores que se comunica com o usuário através de comando de voz. Proporcionando aos deficientes visuais um alto grau de independência no estudo e no trabalho. Pode-se contar também com o auxilio do LIVROX, aplicativo que possibilita a comunicação alternativa através dos tablets, destinados para indivíduos com paralisia cerebral entre outros transtornos. Estes são alguns dos inúmeros exemplos de recursos de Tecnologia Assistiva utilizados como facilitadores para os indivíduos com algum tipo de necessidade especial no aprendizado ou na sua rotina/ ou locomoção diária.
Os Recursos são todos e quaisquer itens, equipamento ou parte dele, são fabricados em série ou sob medida utilizada para manter, melhorar ou aumentar, as capacidades funcionais do individuo com deficiência. Eles podem variar de uma simples bengala como já foi dito anteriormente a um complexo sistema computadorizado.
De acordo com Manzini, 2005, p.82: Os recursos de Tecnologia Assistiva estão muito próximos do nosso dia-a-dia. Ora eles nos causam impacto devido à tecnologia que apresentam, ora passam quase despercebidos. Para que se possa desfrutar do uso mais complexo da TA é necessário à orientação de profissionais envolvidos em diversas áreas, como Terapeutas, Fonoaudiólogos, Educadores, Psicólogos entre outros Técnicos, buscando sempre ajudar o individuo a encontrar a melhor maneira de desempenhar suas atividades e expressar seus intelectos.
JUSTIFICATIVA
A Lei 13.146/16 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência. O tema a ser abordado trata-se da Tecnologia Assistiva que é um novo conceito que contribui para proporcionar, ampliar e facilitar algumas habilidades funcionais de pessoas com deficiência, em vista disso esse projeto tem como finalidade buscar e discutir o conceito da mesma, e mostrar a importância do seu uso para o meio acadêmico-científico, uma vez que a mesma ainda é uma expressão nova e se encontra em fase de sistematização.
...