TEMA: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
Por: Juliano009909 • 9/10/2019 • Exam • 303 Palavras (2 Páginas) • 334 Visualizações
TEMA: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
A frase “ordem e progresso” escrita na bandeira tem uma relação histórica com o positivismo, uma ideologia que defende uma ordem no processo de evolução da sociedade até seu estado mais utópico. Entretanto, a violência contra a mulher se faz um grande impasse no que tange ao avanço da sociedade brasileira. Uma vez que, sua persistência na sociedade brasileira vai contra decretos, como o artigos 5° da constituição que prevê a isonomia social e civil.
Primeiramente, vale ressaltar a ineficácia das leis da defesa a mulher. De acordo com o filósofo Aristóteles, a base da sociedade é a justiça. Entretanto, a realidade se mostra distante dessa perspectiva uma vez que os processos de julgamento dificilmente chegam a condenar os agressores, fazendo com que fiquem impunes e livres.
Consequentemente, cabe pontuar o aumento de violência e de trauma às vítimas. De acordo com a lei da inércia de Isaac Newton, um corpo tende a se manter em movimento se não houver nenhuma força contrária. De maneira análoga, o problema vem ganhando grandes proporções no país, conforme o Mapa da Violência, de 1980 a 2010 os casos de assassinatos contra mulheres no país aumentaram 230%.
Infere-se, portanto, que medidas devem ser tomadas para coibir a persistência do problema. Dessa forma, urge que o Governo Federal mediante ao Ministério da Justiça intervenha em leis de defesa a violência contra a mulher por meio de decretos que garantam o seu total funcionamento, a fim dr garantir a isonomia no país. Cabe ainda, à Secretaria de Politicas para as Mulheres o papel de amparar todas vitimas e acompanha-las durante seu processo de recuperação. Logo, seria possível superar a persistência da violência contra a mulher e fazer com que o Brasil faça jus a frase ordem e progresso escrita na bandeira.
Como ficou?
...