TEMA: LIVRO “O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA”
Por: Alexsandro Batista • 27/10/2022 • Artigo • 945 Palavras (4 Páginas) • 89 Visualizações
UNIVERSIDADE PARANAENSE – UNIPAR
CAMPUS SEDE – UMUARAMA
CURSO DE DIREITO
ATIVIDADE PRÁTICA 2º BIMESTRE/2022
REGULAMENTO JURI SIMULADO
TEMA: LIVRO “O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA”
Os objetivos do evento são os de proporcionar aos alunos do Curso de Direito o estímulo à leitura, à interpretação de textos, à prática de argumentação e oralidade.
Desta forma, para que as equipes possam desempenhar satisfatoriamente as atividades pedagógicas planejadas inicialmente, necessário se faz a fixação das seguintes regras:
- O evento será realizado no dia 07/11/2022 (segunda-feira), às dezenove horas no Anfiteatro 1, Bloco 6, Campus III.
2) Serão protagonistas do evento as seguintes equipes:
- Equipe Acusação (7 alunos do 1º ano “A” noturno)
- Equipe Defesa (7 alunos do 1º ano “B” noturno)
- Equipe de Jurados (7 alunos do 1º ano matutino)
3) O banco dos réus será composto por 4 (quatro) alunos. O critério de seleção será da seguinte forma: primeiramente será eleito um aluno de cada turma pelos próprios pares. Após esta eleição, as salas elegerão mais um nome cada uma. O último aluno que comporá o banco dos réus para representar os acusados será escolhido, por sorteio, dentre os selecionados nas 3 (três) turmas.
4) A equipe de organização será composta por 12 (doze) alunos, da seguinte forma: 4 alunos do 1º ano diurno, 4 alunos do 1º ano noturno “A” e 4 alunos do 1º ano noturno “B”, que terá a competência para: elaborar o roteiro do cerimonial, eleger o mestre de cerimônias, controlar a freqüência, preparar o sorteio dos jurados, angariar brindes para sorteios durante o evento (intervalo de votação pelo Conselho de Sentença), recolher os resumos no início do evento, recolher os relatórios no final do evento e providenciar o material necessário (microfones, bandeiras, balança da justiça, água, espaço para os jurados, mesa do juiz, acusação e defesa, acomodação para a platéia ‘separação de turmas’, fotos, filmagem, etc.) para o perfeito desenvolvimento dos trabalhos.
5) Os 7 (sete) membros do Conselho de Sentença serão escolhidos no dia do julgamento, dentre os 25 (vinte e cinco) sorteados em sala de aula. Cada equipe (acusação e defesa) poderá recusar até 3 (três) jurados.
6) O traje para os membros das equipes de acusação, defesa e conselho de sentença será o adequado ao ambiente forense, ou seja, para homens terno e gravata e para mulheres vestido ou taier. Se for o caso de haver unanimidade (por voto), os trajes acima poderão ser substituídos por beca. Se isso ocorrer, os envolvidos (acusação, defesa e Juiz) deverão usar beca. Nesse caso, os membros do conselho de sentença, ficam dispensados do uso da beca. O traje para estes será o social.
7) Cada equipe poderá, pelo prazo de 20 (vinte) minutos – com 3 (três) minutos de tolerância – argumentar defendendo a tese que lhe coube por sorteio. Os representantes da acusação darão início aos debates, apresentando sua tese.
8) A acusação terá mais 8 (oito) minutos – com 2 (dois) de tolerância – para a réplica.
9) A defesa terá mais 8 (oito) minutos – com 2 (dois) de tolerância para a treplica, encerrando a fase dos debates.
10) O julgamento será feito pelos membros do júri e pela platéia.
11) Não caberá recurso, sob qualquer argumento, do resultado do julgamento proferido pelo Conselho de Sentença.
...