TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMA: LIVRO “O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA”

Por:   •  27/10/2022  •  Artigo  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PARANAENSE – UNIPAR

CAMPUS SEDE – UMUARAMA

CURSO DE DIREITO

ATIVIDADE PRÁTICA 2º BIMESTRE/2022

REGULAMENTO JURI SIMULADO

TEMA: LIVRO “O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNA”

                        Os objetivos do evento são os de proporcionar aos alunos do Curso de Direito o estímulo à leitura, à interpretação de textos, à prática de argumentação e oralidade.

                        Desta forma, para que as equipes possam desempenhar satisfatoriamente as atividades pedagógicas planejadas inicialmente, necessário se faz a fixação das seguintes regras:

  1. O evento será realizado no dia 07/11/2022 (segunda-feira), às dezenove horas no Anfiteatro 1, Bloco 6, Campus III.

2) Serão protagonistas do evento as seguintes equipes:

  • Equipe Acusação (7 alunos do 1º ano “A” noturno)
  • Equipe Defesa (7 alunos do 1º ano “B” noturno)
  • Equipe de Jurados (7 alunos do 1º ano matutino)

3) O banco dos réus será composto por 4 (quatro) alunos. O critério de seleção será da seguinte forma: primeiramente será eleito um aluno de cada turma pelos próprios pares. Após esta eleição, as salas elegerão mais um nome cada uma. O último aluno que comporá o banco dos réus para representar os acusados será escolhido, por sorteio, dentre os selecionados nas 3 (três) turmas.

4) A equipe de organização será composta por 12 (doze) alunos, da seguinte forma: 4 alunos do 1º ano diurno, 4 alunos do 1º ano noturno “A” e 4 alunos do 1º ano noturno “B”, que terá a competência para: elaborar o roteiro do cerimonial, eleger o mestre de cerimônias, controlar a freqüência, preparar o sorteio dos jurados, angariar brindes para sorteios durante o evento (intervalo de votação pelo Conselho de Sentença), recolher os resumos no início do evento, recolher os relatórios no final do evento e providenciar o material necessário (microfones, bandeiras, balança da justiça, água, espaço para os jurados, mesa do juiz, acusação e defesa, acomodação para a platéia ‘separação de turmas’, fotos, filmagem, etc.) para o perfeito desenvolvimento dos trabalhos.

5) Os 7 (sete) membros do Conselho de Sentença serão escolhidos no dia do julgamento, dentre os 25 (vinte e cinco) sorteados em sala de aula. Cada equipe (acusação e defesa) poderá recusar até 3 (três) jurados.

6) O traje para os membros das equipes de acusação, defesa e conselho de sentença será o adequado ao ambiente forense, ou seja, para homens terno e gravata e para mulheres vestido ou taier. Se for o caso de haver unanimidade (por voto), os trajes acima poderão ser substituídos por beca. Se isso ocorrer, os envolvidos (acusação, defesa e Juiz) deverão usar beca. Nesse caso, os membros do conselho de sentença, ficam dispensados do uso da beca. O traje para estes será o social.

7) Cada equipe poderá, pelo prazo de 20 (vinte) minutos – com 3 (três) minutos de tolerância – argumentar defendendo a tese que lhe coube por sorteio. Os representantes da acusação darão início aos debates, apresentando sua tese.

8) A acusação terá mais 8 (oito) minutos – com 2 (dois) de tolerância – para a réplica.

9) A defesa terá mais 8 (oito) minutos – com 2 (dois) de tolerância para a treplica, encerrando a fase dos debates.

10) O julgamento será feito pelos membros do júri e pela platéia.

11) Não caberá recurso, sob qualquer argumento, do resultado do julgamento proferido pelo Conselho de Sentença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com