TG DE ASSISTENCIA SOCIAL
Casos: TG DE ASSISTENCIA SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amabel • 22/5/2014 • 413 Palavras (2 Páginas) • 561 Visualizações
Objetivos do Trabalho do Assistente Social
O Assistente social é o profissional graduado em curso superior de Serviço Social que devido os ensinamentos que tem durante o período acadêmico fica habilitado a atuar nas expressões da questão social, nas políticas sociais públicas, privadas e nas organizações não governamentais (ONGs). A profissão de assistente social com o seu trabalho pode contribuir muito para mudar os rumos das políticas sociais de um país. Muitas vezes o Serviço Social é confundido com assistencialismo, serviço voluntário, caridade, e outros.
O trabalho de assistente social no Brasil tem sua profissão regulamentada através da Lei 8662/93, possui um código de ética profissional sendo fiscalizado pelos Conselhos Federal (CFESS) e Regional (CRESS).
O Assistente Social fazendo-se de sua ética profissional tem por objetivo trabalhar as questões de desigualdades sociais em seus mais variados aspectos e lugares como trabalho, família, na área habitacional, na saúde, assistência social publica, e outros. Um assistente social atua, através de pesquisas e análises de realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
O trabalho do assistente social tem como objetivo visar e garantir direitos e assistência para a população desamparada, fazendo isso por meio de políticas sociais, de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas das injustiças que podem afetar os desamparados socialmente.
Sabemos que o assistente social tem papel fundamental nos dias atuais pois as desigualdades que existem tem como principais causas, a falta de acesso à educação de qualidade, uma política fiscal injusta, baixos salários e dificuldade da população em desfrutar de serviços básicos oferecidos pelo Estado, como saúde, transporte público e saneamento básico, o assistente social busca diminuir ou quem sabe, acabar com estes problemas sociais agregando os indivíduos à sociedade que pertencem por direito, pois mesmo a Constituição garantindo todos os direitos fundamentais ao indivíduo vivenciamos muitas vezes o contrário, através da injustiça social que invade as moradias, isso quando se tem um teto para morar se caracterizando um desamparo social, o que implica ao assistente social um trabalho árduo tendo que aplicar todos seus conhecimentos teóricos e práticos para assegurar o acesso à educação, moradia, saúde, segurança pública, além de autonomias econômicas e ideológicas, a realidade que se vê ainda é distante do que se fala nos direitos do cidadão brasileiro no tocante à erradicação da desigualdade social, mas não devemos lamentar pelo que não se tem e sim batalhar por aquilo que podemos conseguir.
...