TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Literaria

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.301 Palavras (6 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 6

A ÍLIADA

No Livro XXII de Ilíada de Homero, quando Aquiles chega diante dos muros de Tróia, Heitor se prepara para uma batalha corpo a corpo e é incentivado por sua mãe, Hécuba, que apesar de prever a sorte que o espera. No filme Tróia, dirigido por Wolfgang Petersen, Heitor é encorajado pelo seu pai Príamo, já que sua mãe não aparece no filme.

Além deste acontecimento, Júpiter (conhecido como Zeus na mitologia grega) pede aos outros deuses e que Heitor seja salvo, mas Minerva (correspondente a Atena na Grécia antiga) não concorda e encoraja Aquiles. Minerva ainda se disfarça em Deífobo (irmão de Heitor) e induz Heitor a enfrentar Aquiles, então Heitor agradece a seu irmão. Esta passagem não é aproveitada no filme, pois Petersen optou por não incluir os deuses mitológicos na trama, para passar um embasamento de uma estória mais realista e com conteúdos éticos; além disso, ignorou também a presença de Deífobo.

Mas houve também aproveitamento de elementos do livro incluídos no filme; como no momento chegado da batalha, frente a frente, Heitor promete, no caso de vencer, não profanar o corpo de Aquiles, mas este se recusa a fazer pactos e dá continuidade ao combate. Aquiles vence e insulta o cadáver de Heitor e, mais tarde, Príamo implora que leve o cadáver de seu filho para que possa ter um funeral apropriado.

Nesta guerra, Heitor se encontra empenhado em defender seu país do ataque da Grécia, já Aquiles sempre almejou que seu nome fosse marcado para sempre na História e encontrou uma grande oportunidade ao recebeu uma proposta como um pedido do rei grego para que ele ajudasse na invasão a Tróia.

O PERSONAGEM ÉDIPO

Quando Édipo, atual rei, exige que Tirésias revele o nome do assassino do rei antecessor, Tirésias se recusa, mas com a insistência do rei, tal exigência é respondida: "Afirmo que és tu o assassino que procuras!”. Então, o rei Édipo lança toda sua infâmia sobre Tirésias.

Hybris é um termo grego que significa desafio, crime do excesso e do ultraje. Comportamento de provocação aos deuses e à ordem estabelecida, revela um sentimento de arrogância, de soberba e de orgulho, que leva os heróis da tragédia à insubmissão e à violação das leis dos deuses, da Pólis (cidade), da família ou da natureza.

Feidípides tinha o costume de criar cavalos; então seu pai, Estrepsíades, que está cheio de dívidas, resolve matricular Feidípides na escola de Sócrates, mas Feidípides acaba se voltando contra seu pai.

Em “As Nuvens” há um instante de rebaixamento quando Feidípides ameaça bater no próprio pai com um bastão, para discipliná-lo assim como seu pai costumava fazer quando Feidípides ainda era uma criança.

O AUTO DA COMPADECIDA

Há mais de 50 anos escrita em 1955 e publicada em 1957 essa peça clássica do teatro brasileiro do Paraibano Ariano Suassuna, jovem escritor de 27 anos a Auto da Compadecida.

A peça Auto da Compadecida, existem atos a serem lembrados e comentado nesta discrição. Uma delas e a morte do cachorro, como o objetivo da igreja é recebe uma parte da herança que o cachorro deixara teria como condição fazer seu enterro em latim e assim foi feito com o pagamento devido no valor combinado o padre aceitou fazer.

Para inferiorizar o fato acontecido é bom lembrar que o escritor queria passar a visão de que para se ter regalias e preciso ter um poder aquisitivo, e que pessoas pobres exploradas pelos patrões podem ser mais rebaixadas do que os animais.

Outra situação é a de um gato que supostamente daria lucro descomendo dinheiro ou seja comendo dinheiro ao contrário.

Com a invasão do capitão Severino trazendo varias matanças e também a morte do próprio Severino no ultimo ato, todos os que foram morto vão para o céu a fim de serem julgados, por atos errados que cometeram na terra e tendo como juízo um anjo e um demônio. E neste ato João apela por ajuda no julgamento.

Nessa intimidade de com Deus leva a ideia de simplicidade nas relações dele com os homens, com a disposição para compreender vida e Fé na misericórdia são aspectos essenciais no sentido religioso da obra. Trazendo uma realidade para nos que ate o seu catolicismo é popular favorecendo os humildes contra os ricos, menos por influencia política do que por uma forma de simpatia cristã pelos fracos e desprotegidos.

Mostrando assim que o homem do sertão deve ser perdoado, de seus pecados, por viver inúmeras dificuldades,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com