TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto não verbal.

Por:   •  2/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

PÓLO MANHUAÇU – MG

2012

[pic 2]

Para começar a explicar, a linguagem não verbal se consiste em um sistema único, sem relação com a língua nem com junção de sistemas. No texto não verbal existe a relação entre conteúdo e expressão e esse tipo de texto se utiliza da visualidade ou da sonoridade. O visual pode ser explicitado a partir de imagens, placas, pinturas, desenhos; o som utiliza-se de buzinas, apitos, despertador etc. Todo texto verbal ou não verbal é constituído pelo “plano de expressão” e “plano de conteúdo”. Na pintura, o plano de expressão compreende a cor, a espacialidade, a luz e a forma; no plano de conteúdo, as estruturas são organizadas em percurso de sentido. Uma observação: no texto verbal, o uso de sinais e sons se dá pela letra e fonema respectivamente.

No texto não verbal, o plano de conteúdo é o significado do texto, logo o plano de conteúdo é o próprio conteúdo e o plano de expressão é a manifestação do conteúdo em um sistema de significação não verbal, onde o plano de expressão é representado pelas formas.

Plano de conteúdo                 futebol, natureza, nudez etc.[pic 3]

Plano de expressão                linear, pictórico etc.[pic 4]


Nas categorias de expressão, podemos perceber:

LINEAR

PICTÓRICA

DESENHO

LINHA

MANCHA

CONTORNOS

FECHADOS

ABERTOS

DISPOSIÇÃO

PLANO

PROFUNDIDADE

TOTALIDADE

MULTIPLICIDADE

UNIDADE

CLAREZA

ABSOLUTA

RELATIVA

[pic 5]

Tanto o texto verbal quanto o texto não verbal temos o plano de conteúdo e o plano de expressão.Plano de conteúdo é o significado do texto, Hjelmslev dizia “onde o texto diz o que diz”. Como dizia Louis Hjelmslev (1899-1965): “uma expressão não é expressão senão porque ela é expressão de um conteúdo, e um conteúdo não é conteúdo senão porque é conteúdo de uma expressão” (Hjelmslev, 1968, p. 66-67).

Uma outra citação importante:O plano de expressão é o “lugar de trabalho das diferentes linguagens que vão,no mínimo carregar, os sentidos do plano de conteúdo” (HERNANDES,2005, p. 228).

        Todo conteúdo,seja ele de um texto verbal ou não verbal é formado por um percurso gerativo de sentido.

[pic 6]

        Heinrich Wölfflin nos seus estudos sobre a história da arte mostra a existência de dois estilos, um estilo linear e outro pictórico, e explica:

 

 ... o estilo linear vê em linhas, o pictórico, em massas. Ver de forma linear significa, então, procurar o sentido e a beleza do  objeto primeiramente no contorno - ... A visão em massa ocorre quando a atenção deixa de se concentrar margens, quando os contornos tornam-se mais ou menos indiferentes aos olhos enquanto caminhos a serem percorridos e os objetos, vistos como manchas, constituem o primeiro elemento da impressão. (2000: 26)

ESTILO LINEAR               traçado feito por meio de linhas; próprio do Classicismo. (Botticelli)[pic 7]

  • Disposição de imagens representadas em planos.
  • Formas fechadas pelas linhas.
  • Pluralidade de elementos descontínuos.
  • Clareza na disposição.

 
[pic 8]

[pic 9]

Rapto das Filhas de Leucipo

Esta é uma obra linear, ou seja, constituída por linhas. O texto de uma pintura é formado tanto pelo plano do conteúdo, quanto pelo plano da expressão. Quanto ao plano da expressão, a pintura pode ser constituída pictórica ou linear,

EXEMPLO: as obras de Boticelli são caracterizadas pela delicadeza dos traçados e linhas muito expressivas.  

[pic 10]
“Nascimento de Vênus”

ESTILO PICTÓRICO      traçado feito por meio de manchas; próprio do Barroco. (Caravaggio)      [pic 11]

  • Plasticidade com manchas.
  • As manchas formam profundidade.
  • Imagens com formas abertas, sem os limites das linhas do estilo linear.
  • Formas abertas criam unidade entre os elementos  mostrados por meio de uma obscuridade de sombras.

[pic 12]

Davi com a Cabeça de Golias 1609 – 1610

Caravaggio usa de forma expressiva a luz e a sombra nessa obra,por isso é um estilo pictórico,ele usa a técnica claro-escuro dando mais efeito à pintura.Ele cria um sentimento muito real em suas obras,elevando os espectadores para dentro da tela.

Vamos citar um exemplo citando a forma e a cor do sentido: a pintura barroca em Minas à luz asemiótica plástica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (472.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com