ÁREAS DE ATUAÇÃO DA PEDAGOGIA
Por: Bredariol • 7/5/2015 • Monografia • 8.778 Palavras (36 Páginas) • 283 Visualizações
[pic 1]
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
PROGRAMA: ÁREAS DE ATUAÇÃO DA PEDAGOGIA
[pic 2]
ALUNO
Brigida Bredariol Rodrigues Jorge
TÍTULO
Formação Continuada
Itatiba-SP-
2010
ALUNO
Brigida Bredariol Rodrigues Jorge
TÍTULO
Formação Continuada
Artigo Cientifico elaborado como requisito parcial do componente curricular: Trabalho de Conclusão de Curso de Planejamento Educacional e Políticas Públicas da Universidade Gama Filho/Posead/ Educação à Distancia, sob a orientação da Profª Ms. Aline Sampaio
Itatiba-SP
2010
Dedicatória
“Dedico este trabalho a todos os professores que, como eu, acreditam na educação e em seu poder de transformar a sociedade em que vivemos”.
Epígrafe
"Ninguém nasce educador
ou marcado para ser educador.
A gente se faz educador, a gente se forma,
como educador, permanentemente,
na prática e na reflexão da prática"
(FREIRE, 1991).
RESUMO
Resumo:O presente trabalho trata da formação continuada de professores. O objetivo deste artigo foi demonstrar como a formação continuada pode auxiliar na melhoria do trabalho do professor, apresentando resultados na elevação da qualidade de ensino, aproveitando o horário de HTPC, que os mesmos são obrigados a cumprir. Através de estudo baseado nas pesquisas de Philippe Perrenoud e na observação dos professores de algumas escolas na cidade de Itatiba, Estado de São Paulo, este trabalho demonstrou que o professor, como um profissional da educação, não pode ficar parado, apenas com sua formação acadêmica e a prática do dia-a-dia. É preciso investir cada vez mais na busca do conhecimento para acompanhar a transformação rápida e constante da sociedade em que vivemos e assim contribuir para a formação global do cidadão, que os professores tem em suas mãos.
Palavras-chave: formação continuada,políticas públicas,estudo, professor
ABSTRACT
Abstract: This paper deals with the continuing education of teachers. The aim of this paper is to show how continuing education can help to improve the teacher's work, presenting results in raising the quality of teaching, using the time HTPC, that they shall abide. Through study based on research by Philippe Perrenoud and observation of teachers in some schools in the city of Itatiba, São Paulo, this study demonstrated that the teacher as a professional education, can not stand still, only with their academic and the practical day-to-day. We must invest more in search of knowledge to monitor the rapid and constant transformation of society we live in and thus contribute to the formation of the global citizen, that teachers have in their hands.
Keywords: continuing education, public policy, study, teacher
Conteúdo
TÍTULO
RESUMO
ABSTRACT
INTRODUÇÃO
FORMAÇÃO CONTINUADA E POLITICAS PÚBLICAS 10
As formações e a legislação brasileira
Ações dentro do municipio de Itatiba, em politicas Públicas para educação....12
A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NAS FORMAÇÕES CONTINUADAS
Reflexão e ação nas formações
A dificuldade em aceitar o novo 20
Como ajudar esse professor a aceitar essas mudanças 21
FORMAÇÃO CONTINUADA COMO PARTE INTEGRANTE DO TRABALHO DOCENTE
CONCLUSÃO 9
BIBLIOGRAFIA 31
Formação continuada[1]
Brigida Bredariol Rodrigues Jorge[2]
INTRODUÇÃO
A formação de professores vem assumindo posição de destaque nas discussões relativas às políticas públicas. É uma preocupação que se evidencia nas reformas que vêm sendo implementadas na política de formação docente bem como nas investigações e publicações da área e nos debates acerca da formação inicial e continuada dos professores. Nessas dimensões, a formação continuada aparece associada ao processo de melhoria das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores em sua rotina de trabalho e em seu cotidiano escolar.
No que tange à literatura, o estudo da questão da formação continuada de professores envolve um número considerável e crescente de autores (Perrenoud, 2000; Nóvoa, 1992; entre outros), que aponta seja para a insuficiência da formação inicial ou para o desenvolvimento profissional do professor, mesmo a que é realizada em nível superior, seja para a necessidade de se levar em conta o saber do professor, seja para a escola como lócus de formação docente
Analisando as referências bibliográficas de pesquisadores da área, que nortearam as discussões em torno da busca de soluções possíveis para o cenário de formação de professores, que em sua maioria, provocadas pela má formação inicial de seus docentes encontram-se, entre outras, desprovida de uma concreta e reflexiva relação teórica-prática, o presente artigo objetiva o estudo de levantamento de dados bibliográficos analisando as contribuições de diversos pesquisadores e educadores que estudam, sob diversas perspectivas, a formação de professores em serviço como condição, não única, mas necessária, para a constituição de um docente profissional capaz de atuar de maneira competente em diversas situações desafiadoras da profissão, bem como tornar-se o sujeito-autor da sua formação continuada, refletindo constantemente sobre o seu saber-fazer pedagógico. Queremos mostrar que a formação de professores quando bem desenvolvida, pode colaborar com a melhoria da qualidade de ensino. Para isso, articula-se o conceito de pesquisa bibliográfica com conceito de observação direta nos grupos de professores da cidade de Itatiba/SP. Busca-se corroborar com tantas outras pesquisas no sentido de confirmar a importância da formação continuada, atrelando à teoria a prática, valorizando o conhecimento e o trabalho em sala de aula e aproveitando os Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo. Verificamos que a necessidade de haver formação continuada surge quando o professor é visto como um profissional que deve sempre aperfeiçoar sua prática ao fazer um trabalho de reflexão sobre ela e tem contato com o conhecimento didático. Para bem cumprir a função, ele deve estar sempre atualizado (o que significa estudar muito) com as didáticas específicas – compostas dos saberes sobre os conteúdos, da forma de ensinar cada um deles e da maneira como as crianças aprendem, pois apenas os estágios oferecidos no final dos cursos não é condição suficiente para uma atuação competente, levando futuros professores a saírem das universidades, despreparados para atuarem na realidade que lhes espera, restando apenas a possibilidade de encontrar nas instituições que forem atuar a oferta de uma formação em serviço que lhes possibilite apoio e orientação às angústias e desafios da profissão.
...