A AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Gabriella Souza • 16/10/2021 • Trabalho acadêmico • 3.928 Palavras (16 Páginas) • 235 Visualizações
A AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DE LIMA BURDA, Daysillene¹
Orientador: GRAEML, Karin Sylvia TCC2²
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo analisar a importância que a afetividade tem na Educação Infantil. Esse debate é de princípio fundamental para os profissionais da área, pois quando falamos de Educação Infantil temos que ter um conhecimento e entendimento mais amplo sobre afetividade na prática do professor. Todo profissional que busca conhecimento em sua prática pedagógica desenvolve um trabalho satisfatório junto às crianças. Neste trabalho abordamos algumas concepções de afetividade e considerações de alguns autores importantes que falam sobre Educação Infantil. A fundamentação teórica foi amparada na visão de teóricos respeitados no assunto, como Piaget, Henri Wallon, Vygotsky e Tassoni. Tal trabalho foi feito de um estudo descritivo, de forma qualitativa e de cunho bibliográfico, que utilizou como instrumento, leituras de livros, textos e artigos sobre a afetividade na Educação Infantil. Tal pesquisa considerou que os professores da Educação Infantil consideram muito importante a afetividade no processo de ensino aprendizagem, pois traz relevantes benefícios no desenvolvimento das crianças. Por fim, esse trabalho foi de grande importância para minha formação e crescimento pessoal e profissional, pois permitiu abordar um tema tão importante, e constatar que a base da construção do crescimento e do conhecimento dos alunos parte dessa temática.
PALAVRAS-CHAVE: Afetividade. Aprendizagem significativa. Desenvolvimento. Benefícios da afetividade.
- INTRODUÇÃO
O interesse pelo tema do presente trabalho surgiu diante das observações e preocupações com a falta de afetividade docente, visto que é um instrumento bastante importante para a criança no seu desenvolvimento cognitivo. O trabalho tem por objetivo analisar a importância que a afetividade tem na Educação Infantil.
É de suma importância o estudo sobre afetividade dentro deste contexto, pois se trata de um tema de complexidade, que exige do profissional da Educação Infantil constantes leituras que possibilitem compreender melhor o assunto.
É preciso tratar a Educação Infantil de forma séria, por ela ser o ponto de partida rumo ao desenvolvimento social, cognitivo e pessoal da criança. Sendo ela bem trabalhada, irá capacitar as crianças para a evolução nestes processos.
O estudo voltado para criança deve ser minucioso e exige dedicação do profissional. Quando pensamos em Educação Infantil, automaticamente pensamos em afetividade, por quê? Por ser frágil a criança necessita de carinho, amor, atenção, respeito e compreensão. A afetividade é sentimento e não se limita apenas a isso, no campo do desenvolvimento da aprendizagem da criança é um elemento chave para o seu desenvolvimento cognitivo. Para Henri Wallon "O espaço não é primitivamente uma ordem entre as coisas, é antes uma qualidade das coisas em relação a nós próprios, e nessa relação é grande o papel da afetividade, da pertença, do aproximar ou do evitar, da proximidade ou do afastamento."
O trabalho foi organizado em 3 partes: a primeira falou das discussões sobre o que é afetividade, a segunda sobre a importância da afetividade e a terceira das concepções dos teóricos para fundamentação do projeto. Por fim pretendeu-se através de um trabalho amparado em pesquisas bibliográficas, onde se analisou e discutiu como tem funcionado na pratica a afetividade pedagógica entre professor e aluno, e como os professores têm utilizado as teorias de Piaget, Wallon, Vygotsky e Tassoni que valorizam a afetividade e que isso na educação pode transformar para melhor o aprendizado dos alunos.
- CONCEITO AFETIVIDADE
A afetividade se relaciona com vários termos: sentimento, emoção, motivação, entre outros, que na maioria das vezes é confundida com emoção. Tem um papel fundamental em todas as relações e influencia em diversas áreas como: sentimento, pensamento, vontade, percepção e memória, sendo ela um componente indispensável no equilíbrio e harmonia da personalidade do ser humano.
Na psicologia, a afetividade é entendida como a capacidade de um indivíduo vivenciar o grupo de fenômenos afetivos são eles: emoções, tendências, sentimentos e paixões. A afetividade tem como base a força estabelecida por estes fenômenos no caráter de um indivíduo. A afetividade tem um papel indispensável no processo de ensino-aprendizagem dos indivíduos, pois está presente em todos os processos ao longo da vida, sendo assim influenciando significativamente o crescimento cognitivo.
São pelas demonstrações de afetividade que o ser humano revela seus sentimentos com relação aos outros e aos objetos. É pela afetividade que as pessoas constroem elos de amizade umas com as outras e também com animais irracionais, isso porque eles também têm a capacidade de demonstrar afeto entre eles e os humanos. (Significados)
- AUTORES E SUAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A AFETIVIDADE
- Conceito sobre afetividade segundo Henry Wallon
Quem foi Henry Wallon?
Henri Paul Hyacinthe Wallon (1879-1962) foi um psicólogo, filósofo, médico e político francês. Tornou-se conhecido por seu trabalho científico sobre a Psicologia do Desenvolvimento. Nasceu em Paris, França, no dia 15 de junho de 1879 e faleceu em 1 de dezembro de 1962.
Segundo Salla (2011), Wallon (1879-1962) em seus estudos, não se coloca a inteligência como princípio fundamental do desenvolvimento, porém defende que a vida psíquica se forma em três dimensões: motora, afetiva e cognitiva, que trabalham de forma integrada.
Ele defende que o processo evolutivo se dá pela capacidade biológica do sujeito e também pelo ambiente em que vive e que isso o afeta de alguma maneira. O sujeito nasce com um equipamento orgânico, que lhe promove determinados recursos, mas o que vai permitir que essas potencialidades se desenvolvam, será o meio em que vive.
Wallon divide o desenvolvimento em cinco etapas: impulsivo-emocional, sensório-motor e projetivo, personalismo, categorial, puberdade e adolescência. No decorrer deste processo, afetividade e inteligência se revezam.
Wallon compreende como afetividade um conjunto de fenômenos afetivos, tais como: tendências, emoções, paixões e sentimentos, que consiste na importância que esses fenômenos causam no caráter de um indivíduo. A afetividade tem papel fundamental no processo de aprendizagem dos sujeitos, pois influência diretamente no crescimento cognitivo.
...