A ALFABETIZADO ATÉ OS OITO ANOS DE IDADE
Por: luceene • 5/2/2018 • Trabalho acadêmico • 1.180 Palavras (5 Páginas) • 336 Visualizações
20 METAS do planejamento Nacional Educação- PNE
META 1: UNIVERSALIZAR ATÉ 2016, O ATENDIMENTO ESCOLAR DA POPULAÇÃO DE 4 E 5, E AMPLIR, ATÉ 2020, A OFERTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE FORMA A ATENDER A 50% DA POPULAÇÃO DE ATÉ 3 ANOS.
META 2: UNIVERSALIZAR O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS PARA TODA A POPULAÇÃO DE 6 A 14 ANOS.
META 3: UNIVERSALIZAR, ATÉ 2016, O ATENDIMENTO ESCOLAR PARA TODA A POPULAÇÃO DE 15 A 17 ANOS E ELEVAR, ATÉ 2020, A TAXA LIQUIDA DE MATRÍCULAS NO ENSINO MÉDIO PARA 85 %, NESTA FAIXA ETÁRIA.
META 4: UNIVERSALIZAR, PARA POPULAÇÃO DE 4 A 17 ANOS, O ATENDIMENTO ESCOLAR AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA, TRANSTRONOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES OU SUPRDOTAÇÃO NA REDE REGULAR DE ENSINO.
META 5: ALFABETIZAR TODAS AS CRIANÇAS ATÉ, NO MÁXIMO, OS OITO ANOS.
META 6: OFERECER EDUCAÇÃO EM TEMPO INTREGAL EM 50 % DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
META 7: ATINGIR AS SEGUINTES MÉDIDAS NACIONAIS PARA O IDEB.
META 8: ELEVAR A ESCOLARIDADE MÉDIA DA POPULAÇÃO DE 18 A 24 ANOS DE MODO A ALCANÇAR MÍNIMO DE 12 ANOS DE ESTUDO PARA AS POPULAÇÃO DE CAMPO, DA REGIÃO DE MENOR ESCOLARIDADE NO PAÍS E DOS 25 % MAIS POBRES, BEM COMO IGUALAR A ESCOLARIDADE MÉDIA ENTRE NEGROS E NÃO NEGROS, COM VISTAS Á REDUÇÃO DA DESIGUALDADE EDUCACIONAL.
META 9: ELEVAR A TAXA DE ALFABETIZAÇÃO DA POPULAÇÃO COM 15 ANOS OU MAIS PARA 93,5 % ATÉ 2015 E ERRADICAR, ATÉ 2020, O ANALBETISMO ABSOLUTO E REDUZIR EM 50 %A TAXA DE ANALFBETISMO FUNCIONAL.
METAS 10: OFERECER, NO MÍNIMO, 25 % DAS MATRICULAS DE EDUCACÃO DE JOVENS E ADULTOS NA FORMA INTEGRADA Á EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E NO ENSINO MÉDIO.
META 11: DUPLICAR AS MATÍCULAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO, ASSEGURANDO A QUALIDADE DA OFERTA.
META 12: ELEVAR A TAXA BRUTA DE MATRÍCULA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA 50 % E A TAXA LIQUIDA PARA 33 % DA POPULAÇÃO DE 18 A 24 ANOS, ASSEGURANDO A QUALIDADE DA OFERTA.
META 13: ELEVAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PELA AMPLIAÇÃO DA ATUAÇÃO DE MESTRES E DOUTORES NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA 75 %, NO MÍNIMO, DO CORPO DOCENTE EM EFETIVO EXERCICIO, SENDO DO TOTAL, 35% DOUTORES.
META 14: ELEVAR GRADUALMENTE O NÚMERO DE MATRÍCULAS NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSO DE MODO A ATINGIR A TITULAÇÃO ANUAL DE 60 MIL MESTRES E 25 MIL DOUTORES.
META 15: GARANTIR, EM REGIME DE COLABORAÇÃO ENTRE A UNIÃO, OS ESTADOS FEDERAL E OS MINICÍPAIS, QUE TODOS OS PROFESSORES DA EDUCACÃO BÁSICA POSSUAM FORMAÇÃO ESPECÍFICA DE NÍVEL SUPERIOR, OBTIDA EM CURSO DE LINCENCIATURA NA ÁREA DE CONHECIMENTO EM QUE ATUAM.
META 16: FORMAR 50% DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO O STRICTO SENSU, GARANTIR A TODOS FORMAÇÃO CONTINUADA EM SUA ÁREA DE ATUAÇÃO.
META 17: VALORIZAR O MAGISTÉRIO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA A FIM DE APROXIMAR O RENDIMENTO MÉDIO DO PROFISSIONAL DO MAGISTÉRIO COM MAIS DE ONZE ANOS DE ESCOLARIDADE DO RENDIMENTO MÉDIO DOS DEMAIS PROFISSIONAIS COM ESCOLARIDADE EQUIVALENTE.
META 18: ASSEGUAR, NO PRAZO DE DOIS ANOS, A EXISTÊNCIA DE PLANO DE CARREIRA PARA OS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO EM TODOS OS SISTEMAS DE ENSINO.
META 19: GARANTIR, MEDIANTE LEI ESPECIFICA APROVADA NO ÂMBITO DOS ESTADOS, DO DISTRITO FEDERAL E DOS MINICÍPIOS, A NOMEAÇÃO COMISSIONADA DE DIRETORES DE ESCOLAS VINCULADA A CRITÉRIOS TÉCNICOS DE MÉRITO E DESEMPENHO E Á PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR.
META 20: AMPLIAR PROGRESSIVAMENTE O INVESTIMENTO PÚBLICO EM EDUCACÃO ATÉ ATINGIR, NO MÍNIMO, O PATAMAR DE 7% DO PRODUTO INTERNO BRUTO DO PAÍS.
EU VOU FALAR SOBRE A META 5: ALFABETIZAR TODAS AS CRIANÇAS ATÉ, NO MÁXIMO, OS OITO ANOS.
“ASSEGURAR A ALFABETIZACÃO PLENA DE TODAS AS CRIANÇAS ATÉ O FINAL DO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, A PARTIR DE ESTRATÉGIAS DESENVOLVER NA PRÉ-ESCOLA OBRIGATÓRIO, BEM COMO NA QUALIDADE E VALORIZACÃO DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES”.
ESTENDER O TEMPO DE ALFABETIZAÇÃO ATÉ OS OITO ANOS DE IDADE PARECE SER UMA ATITUDE DE RELAXAMENTO DIANTE DO DEVER DE ENSINAR E A CAPACIDADE DE APRENDER. POR ISSO SE COLOCA NO FIM DO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A META DA ALFABETIZAÇÃO PLENA E SE INDICAM AS RELAÇÕES DE CAUSA-EFEITO COM O TRABALHO NA PRÉ-ESCOLA OBRIGATÓRIA – ONDE SE BRINCA COM AS LINGUAGENS E CÓDIGOS – E COM A RESPONSABILIDADE DOS EDUCADORES QUALIFICADOS E VALORIZADOS.
TEXTO
ALFABETIZADO ATÉ OS OITO ANOS DE IDADE
...