A ALFABETIZAÇÃO SEM RECEITA
Por: Gabby Santos • 4/9/2022 • Resenha • 315 Palavras (2 Páginas) • 145 Visualizações
ALFABETIZAÇÃO SEM RECEITA
Pague uma criança de 5 anos ou mais, suja ou limpa, coloque-a numa sala de aula onde existam muitas coisas pra ler, manusear, examinar e onde ela possa ajudar a decorar. Sirva jornais, revistas, embalagens, anúncios, livros e todo material escrito que puder. Convide a criança para “ler”, você descobrirá que ela sabe muitas coisas!
Converse com a criança, troque idéias, escreva o que foi dito por ela. Peça à criança que olhe as coisas escritas que existem por aí, nas ruas, nas lojas, na televisão, em sua casa. Trabalhe com ela isso que ela olhou! Deixe ela recortar letras e “montar” suas idéias e histórias...
Todos os dias leia com ela: histórias, poesias, notícias, charadas, letras de músicas, convites, cartas, etc. Desafie a criança a pensar! Deixe-a compor! Esqueça os exercícios padronizados de: “ dá o nome”, “dá o par”...
Deixe-a perguntar ao colega! Aceite a escrita da criança! Respeite suas construções! Não corrija por cima da letra da criança! Respeite suas etapas de maturação! Procure ler sobre “como se dá a aprendizagem”! Ofereça recursos variados para que a criança desenvolva suas potencialidades! Use a sua capacidade de observação!
Crie a cartilha com as próprias crianças, com textos referentes a realidade deles! A criança irá para a série seguinte ainda em PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO... O desenvolvimento intelectual resulta da relação com o mundo. O espaço escolar deve oferecer oportunidades necessárias do pleno desenvolvimento do educando.
Se o programa for respeitado, se a criança for respeitada, tu te sentirás tranquila e segura.
“AS IMPRESSÕES PRODUZIAS NA MENTE E NO CARÁTER NA PRIMEIRA INFÂNCIA SÃO PROFUNDAS E DURADOURAS”
...