A ATIVIDADE INTERDICIPLINAR
Por: 985250046 • 29/7/2021 • Trabalho acadêmico • 3.552 Palavras (15 Páginas) • 101 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. O PAPEL DO PROFESSOR E DO ENSINO NA EDUCAÇAO INFATL 4
3. PROJETO POLITICO PEDAGOGICO (PPP) 5
4. ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC 6
5. ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGOGICA 7
6. CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO D TECNOLOGIAS DIGTAIS ......................................................................................................................................8
7. PLANOS DE AULAS ...............................................................................................9
8. CONSIDERACOES FINAI......................................................................................11
9. REFERÊNCIA .......................................................................................................12
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivos mostrar como as diretrizes e estratégias política educacional são importante e são determinadas através do Plano Nacional de educação, propondo a proteção ao direito da educação básica de qualidade, através da propagação do ensino obrigatório, tendo como intuito reduzir as desigualdades e o reconhecimento dos profissionais que trabalham na área da educação.
Os temas transversais são formados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais que inclui seis áreas: Ética, Orientação Sexual, Meio Ambiente, Trabalho e Consumo, Saúde e Pluralidade Cultural., contudo não são disciplina , mas sim temas que alternam todas as áreas do conhecimento, e estão sendo vividos na sociedade em seus cotidiano e se defini por um conjunto de assuntos que podem ser usados de modo transversalizados as áreas do currículo , tendo que ser trabalhados de modo coordenado e não descontextualizado.
Na escola sendo como uma comunidade de aprendizagem, e apoiando-se na Idea de que todos aprendem uns com os outros, não é uma coisa que se espera somente do estudante mais sim de todos que nela atuam , o pedagogo tratando-se de um articular do processo aprendizagem, necessita estar consciente da estrutura , organização, orientação pedagógica , alunos, profissionais da escola entre outro serviços a ser utilizado na escola para facilitar o desenvolvimento do seu trabalho. O pedagogo desenvolveu suas funções de orientação e ajuda os professores nos atitudes metodológicas a ser tomadas na escola facilitando o acesso ao conhecimento, contribuindo assim para a constituição e autonomia de um bom professor.
As tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), hoje em dia são muito importante na área do conhecimento, sendo um agente de aprendizagem que dirige o aumento das oportunidades de combinação de recursos tecnológicos e humanos , transformando o aluno em personagem principal de seu processo de aprendizado, deixando de lado aquele ensino centrado somente na transmissão de conhecimento do professor para o aluno, dando um papel para o educador mais de estimular as competências dos alunos do que somente a de transmitir a informação.
2. O PAPEL DO PROFESSOR E DO ENSINO NA EDUCAÇAO INFATL
Na educação do ensino infantil envolve a negação e o rompimento dos laços com a forma de compreensão educacional, contudo a educação infantil pertence a educação básica mas não tem como propósito o ensino mas sim a educação para as crianças pequenas, o ensino com crianças pequenas o professor deve acompanhar, favorecendo e estimulando o desenvolvimento infantil.
Não podemos compreender o desenvolvimento infantil como um procedimento natural que se modifica de forma espontânea e sim a sociedade que possibilita em inicio o fator da conduta e do desenvolvimento humanos, contudo o desenvolvimento infantil não é definido por leis naturais universais, no entanto encontra-se ligado as situações objetivas da organização social,
Através do desenvolvimento a criança compreende as formas sociais da conduta e as atribui a si mesma, isto é elas começam a praticar a si mesmas as formas de conduta que os outros utilizavam com elas. A criança deve esta em ligação com os fenômenos do mundo em sua volta por meio de outros homens, ou seja num processo de comunicação com eles, aprendendo assim as atividades apropriadas tornando este processo um processo de educação, o ensino não deve apoia-se na possibilidade da maturação espontânea, mas sim pelo contrario sendo o responsável por proporcionar seu desenvolvimento.
A imitação é um fator fundamental nos processos de ensino aprendizagem e desenvolvimento é um caminho significativo para o desenvolvimento cultural, é uma maneira em que se efetua a influencia da aprendizagem em relação o desenvolvimento. A conduta a ser imitada tem a necessidade de entendida pela criança, a imitação só é concebível se seguida do entendimento contudo nem todas as coisa as crianças conseguem imitar.
Com a relação das crianças e os adultos, as crianças compreendem um amplo circulo de conhecimento absorvidos pelas gerações aprendendo habilidades socialmente desenvolvidas e suas formas de condutas produzidas na sociedade. O professor precisa conhecer bastante o processo de desenvolvimento infantil para que seja possível estabelecer finalidades e objetivos pedagógicos apropriados e coordenar atividades que possibilitem o desenvolvimento das crianças. O professor não pode ser compreendido apenas como a pessoa que estimula e acompanha a criança no seu desenvolvimento mas sim como aquele que transfere para a criança os resultados do desenvolvimento histórico,organizando atividades para as crianças estabelecendo seu pleno desenvolvimento psíquico . Contudo precisamos entender o professor como um mediador do desenvolvimento infantil e assim contribuindo para o seu crescimento social e cultural
...